Notícia

Seleção conta com a presença de Jean-René e Peter Karlsson em treinamento Adulto

Por CBTM

07/05/2013 03h12


Desde o dia 2 de maio no CT de São Caetano do Sul, esta sendo realizado o treinamento adulto 2013. O treinamento que conta com a presença de Jean-Renné Mounier e Peter Karlsson vai até essa terça-feira, dia 7 de maio.

As atividades com Caroline Kumahara, Ligia Silva, Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi, Eric Jouti, Gui Lin, Katia Kawai, Eric Mancini, Henrique Narita, Humberto Manhani, Vitor Ishiy e Jeff Yamada, além de Jean-René e Peter, também foram comandadas por Hugo Hoyama e Francisco Arado, o Paco, e o Coordenador Lincon Yasuda.

O especialista sueco Peter Karlsson, um dos maiores jogadores da história da modalidade, que entre outras conquistas importantes foi campeão europeu individual em 1994, e campeão mundial no torneio de duplas e equipes em 1991, e chegou a ocupar o quarto lugar no Ranking Mundial, e o técnico Jean-Renné Mounier falaram sobre a evolução do Tênis de Mesa Brasileiro, o desempenho dos atletas e do intercambio entre atletas e treinadores.

O Tênis de Mesa brasileiro esta em franca evolução, para Jean-René, estamos passando por um período muito positivo em que os jogadores estão conseguindo colher os frutos do forte trabalho que vêem sendo feito ao longo desses anos.

--- Desde que eu vim trabalhar junto com os brasileiros ,desenvolvemos uma boa estratégia, nesses 4 anos evoluímos bastante, se compararmos os resultados e avaliarmos as situações nesses anos, podemos notar uma grande evolução, por exemplo, jogadores que estavam em 180 no ranking mundial, hoje estão entre os 80, sem contar que hoje nós somos a 13ª equipe no ranking, no ano passado éramos a 28ª. --- diz o técnico.

Peter Karlsson, que esteve aqui no Brasil em janeiro passado, diz ter sentido diferença, para ele o nível já melhorou consideravelmente, e isso é muito bom para o nível do treino ser cada vez mais alto. --- Esses resultados fazem com que os atletas acreditem mais em si mesmos, começaram acreditar na nossa qualidade, e isso traz a eles mais confiança, os atletas precisam acreditar neles mesmos para alcançar seus objetivos. --- comenta Peter.

Jean-René e Peter Karlsson concordam ao falarem sobre objetivos atingidos, para eles o Tênis de Mesa é um esporte que precisa de um planejamento ao longo prazo, para o técnico o importante é uma visão global, tem que haver um planejamento de dia a dia. --- O processo é longo, você não sabe quando vai alcançar os objetivos, esses são os resultados que estão sendo implantados ao longo de anos, esse também é o processo adotado na Europa. --- fala Peter.

Jean-René diz que para ele como técnico tem que ser avaliardo ano após ano, e estudar até onde os jogadores podem chegar e o que eles podem alcançar, para ele o Brasil tem qualidade para ir longe, mas ressalta que alcançar uma posição alta do Ranking não é fácil, chegar é muito difícil, mas se manter no topo é bem mais complicado.

Falando sobre o intercâmbio de experiência os especialistas também concordam que esse é um passo muito importante na evolução da modalidade. Segundo Peter, o Brasil tem jogadores muito talentosos, mas precisam de um bom planejamento, uma boa diretriz e disciplina para conquistar resultados.

--- Esse intercâmbio é muito importante, nós temos um conhecimento um pouco maior do alto nível, podemos ajudar a mostrar o caminho a ser percorrido para alcançar objetivos, mas eu acredito que a chave principal é o trabalho do dia a dia, é o trabalho que os técnicos brasileiros fazem a cada dia e a gente entra com os nossos conhecimentos, essa mistura, eu acredito que é a chave para alcançar nossos objetivos. --- analisa Jean-René.

--- Estou trabalhando para alcançar nossos objetivos, não precisamos mudar muita coisa, mas precisamos ter a capacidade de construir os meios que vamos desenvolver o talento dos jogadores, precisamos junto a CBTM criar meios através de planejamentos para conseguir alcançar nossos objetivos. --- finaliza o técnico francês.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?