Por CBTM
Nesta quinta-feira, dia 2 de maio, foram disputadso os jogos da fase de grupos dos Torneios Individuais pelo Campeonato Sul-Americano Infantil-Juvenil 2013, realizado em rosário, na Argentina, e todos os representantes do Brasil passaram para a segunda fase.
No Infantil Masculino, Gustavo Yokota caiu no grupo com somente três atletas, e venceu os dois jogos por 3-0, o primeiro foi contra Rodrigo Bortoli da Argentina e o segundo contra Emanuel Cuartas da Colômbia e saiu em primeiro lugar do grupo. Matheus Shimoki e Gabriel Penha também saíram em primeiro lugar ao vencerem os três jogos do grupo. Gabriel venceu Santiago Tolosa (Argentina), por 3-1, Alexander Rotstain por 3-2, e o boliviano Bill David por 3-0. Vitor Santos ficou em segundo em seu grupo, venceu os dois primeiros confrontos (Livio Marchi PAR 3-0, Moises Duffo PER 3-0), mas foi superado no último jogo pelo argentino Rodrigo Bayona por 3-0.
No Infantil Feminino todas as representantes passaram para segunda fase em primeiro lugar nos seus respectivos grupos. Leticia Nakada e Bruna Takahashi, da mesma forma que Gustavo Yokota, só precisaram jogar dois jogos e venceram os dois. Leticia venceu Maria Palomino do Chile por 3-0 e Carla Villegas por 3-1. Bruna Takahashi venceu os dois por 3-0 (Andrea Cortes BOL e Jacqueline Villar PAR). Alexia Nakashima venceu Carolina Joffre do Chile por 3-0, Katherine Fong da Bolívia por 3-1, e da argentina Lucia Iliovich por 3-0. Para completar a equipe, Juliana Lindman venceu Candela Perez da argentina por 3-0, Luiza Cardozo por 3-0, e Melina Hermosila do Paraguai por 3-1.
No Juvenil Masculino e Feminino, os representantes brasileiros também se classificaram em primeiro lugar nos seus grupos. Vitor Ishiy, em um grupo só com três atletas, venceu seus dois jogos por 3-0 (Joaquim Kanashiro da Argentina e Matias Strehl do Uruguai). Isaac Zauli venceu os três jogos por 3-0 (Brian Schiavab da Argentina, Gabriel Flores da Bolívia e Juan Ricarte da Colombia). Massao koatsu venceu o primeiro jogo por 3-0 do colombiano Nicolas Martinez, e os outros dois jogos por 3-1 (Franco Titolo da Argentina e Ignacio Carvalodo do Uruguai).
No Feminino, Karina Hayama e Bruna Alexandre venceram seus três jogos por 3-0. Karina venceu Nataly Mujica da Venezuela, Paloma Mutti do Paraguai e Irina Yamamoto da Argentina, e Bruna superou Rocio Martinez do Paraguai, Anat Fadel da Argentina e Lucia Valbuena da Venezuela. Thayná Almeida derrotou Candela Armeli da Argentina por 3-1, Maria Lorenzoti por 3-2 e Natalia Beovides por 3-0.
Confira os resultados detalhados aqui!
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.