Por CBTM
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) firmou convênio com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Toledo (Apada) para oferecer atendimento esportivo para as crianças da entidade. As atividades iniciaram na quinta-feira (25). O convênio será formalizado na próxima sexta-feira (3 de maio).
Visando a inclusão social no desenvolvimento educacional, serão ofertadas aos alunos as modalidades de judô, tênis de mesa e natação. Os 16 alunos da Apada participarão de todas as modalidades, mas sempre de acordo com os limites individuais de cada um.
Na quinta-feira iniciaram as aulas de judô, no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, no Jardim Santa Maria, que também sediará as aulas de Tênis de Mesa. A natação será realizada no Complexo Esportivo Euzébio Garcia, na Vila Pioneiro.
As aulas vão acontecer três vezes por semana, possivelmente nas segundas, quintas e sextas-feiras. O objetivo é atender todas as crianças da Apada e para isso a SMEL disponibilizou quatro profissionais de educação física. Durante as atividades, a Associação manterá um intérprete para melhor atender as crianças. O transporte também será realizado por conta da entidade.
Conforme a secretária de Esporte e Lazer, Marli Gonçalves Costa, essa é uma antiga necessidade da entidade e é dever do governo.
--- O convênio deve atender a uma necessidade que até então a Apada tinha muita dificuldade de realizar. O papel do governo e da SMEL é oferecer a comunidade o acesso ao esporte e lazer.
Marli ressaltou ainda a importância de estar expandindo o atendimento da SMEL para pessoas com necessidades especiais.
--- O esporte tem que estar disponível para todas as pessoas. Esse convênio amplia nosso atendimento também a estas crianças que, apesar de terem uma necessidade especial, devem ser atendidas como todos os cidadãos.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Ângelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.