Por CBTM
As representantes do Brasil na categoria infantil, Alexia Nakashima e Sofia Calderano, se despediram de Buenos Aires, na Argentina, conquistando nesse sábado o título do Torneio de Duplas da etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa.
Alexia e Sofia venceram na final as peruanas Valeria Cuba e Andrea Guzman, por 3 a 0, com parciais de 11-9, 11-7, 13-11. Juntas, as meninas já tinham levado também a medalha de prata no Torneio de Equipes, que reuniu em um grupo único duas seleções da Argentina e duas do Peru.
Alexia Nakashima garantiu ainda a terceira posição no Torneio Individual infantil, perdendo na semifinal para a chilena Daniela Ortega, que nas quartas de final havia eliminado Sofia, com uma vitória por 3 a 0.
Na competição juvenil, Alexia passou em segundo lugar na fase de grupos, com duas belas vitórias sobre as argentinas Irina Yamamoto e Lucia Iliovich, e saiu nas oitavas de final enfrentando outra atleta da casa, Maia Harima.
Sofia treina no Fluminense com o técnico Alexandre Silva e começou a se dedicar mais ao Tênis de Mesa entusiasmada com os resultados do irmão mais velho, que terminou 2012 como o primeiro colocado do ranking do Circuito Mundial Juvenil da ITTF.
Antes dessa competição na Argentina, quem não a conhecia se referia a ela como a irmã de Hugo Calderano, mas agora a menina se apresentou e conseguiu levar o nome da família para o lugar mais alto do pódio.
Já a representante da Associação Joinvilense, Alexia Nakashima, mantém a tradição de seus pais, Alice Nakashima e Celso Toshimi, o técnico da Seleção Brasileira Paralímpica, um dos melhores e mais respeitados atletas de sua geração.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte – e parabeniza as atletas pela excelente participação no evento disputado na Argentina.