Por CBTM
A Copa Latina realizada em Santo Domingo, na República Dominicana, terminou neste domingo, dia 21 de abril, com as vitórias da dominicana Wu Xue, pelo feminino, e o brasileiro Thiago Monteiro, pelo torneio masculino.
A Equipe brasileira desembarcou em São Paulo na noite de segunda-feira, e quarta-feira, dia 23 de abril, pela manhã o técnico da Seleção Brasileira Feminina, Hugo Hoyama, analisou o desempenho da equipe na Copa Latina.
"Na Copa Latino Americano, realizada agora na República Dominicana, infelizmente não conseguimos os resultados que eu esperava, e também a atuação das nossas atletas não foram boas. Vamos continuar treinando firme, pois sei do potencial de todas, e num curto tempo de trabalho com elas até agora, tenho plena confiança para lutarmos por excelentes resultados na próximas competições!".
Caroline Kumahara e Ligia Silva se classificaram para a segunda fase, segundo Hugo o jogo da Lígia contra o Wu Xue da Dominicana não foi bom, apesar da dominicana ser a favorita, a brasileira poderia ter feito um jogo melhor, Já Carol, ele diz que apesar desclassificado com tranquilidade vencendo as duas partidas da fase de grupos, não sentiu muita confiança na esquerda dela, principalmente paralelas, que fez muita diferença positiva em El Salvador e na China.
Sobre a terceira representante da equipe feminina, Kátia Kawai, o técnico lembra que ela só não classificou para a segunda fase por um ponto, pois empatou com a Paula da Colômbia e Franceska do Peru em sets, sendo decidido nos pontos. Ele acredita que ela poderia ter feito mais contra a Paula, perdeu por 4x1, mas teve chances de ganhar mais um set, e contra a Franceska, conseguiu se superar, vencendo por 4x1, onde em 3 sets estava atrás no placar.
Na fase final, as meninas brasileiras se enfrentaram e Caroline Kumahara levou a melhor em cima de Lígia. Na semifinal, Carol enfrentou Yadira Silva da equipe mexicana. Carol começou muito bem o jogo vencendo tranquilamente o 1º set por 11x3, mas segundo Hugo, a Yadira é uma jogadora inteligente, calma, e as duas fizeram um jogo muito bom, mas tecnicamente, a Carol não estava bem, e foi a diferença no final, pois assim mesmo perdeu por 4x3, 17x15 no último set. “Nas horas importantes, faltou confiança para finalizar as jogadas, principalmente com ataques mais firmes de 3ª bola, e teremos que treinar muito essa bola, não só ela, como todas as nossas atletas.”, analisa o técnico brasileiro.