Por CBTM
As semifinais da III Copa ITTF Latino-Americana, realizada na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, foram definidas no início da noite desse sábado e terão as presenças dos três brasileiros que participam da competição.
O único que ainda pode estragar a festa é o chinês naturalizado dominicano Lin Ju, que enfrentará Gustavo Tsuboi (foto), às 17h (18h pelo horário de Brasília), nesse domingo. Um pouco mais cedo, às 16:20h (local), haverá o duelo caseiro entre Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro.
Cazuo se classificou em primeiro lugar na fase de grupos com duas vitórias sobre o mexicano Marcos Madrid e o argentino Pablo Tabachnik. Nas quantas de final, derrotou o chileno Felipe Olivares, por 4 a 2, com parciais de 11-9, 8-11, 11-6, 9-11, 11-4, 11-3.
Thiago fez uma campanha parecida, superando o argentino Gaston Alto e o porto-riquenho Hector Berrios. Depois, enfrentou José Miguel Ramirez, da Guatemala, e conseguiu garantir a vaga na semifinal com uma vitória por 4 a 1, parciais de 11-9, 11-8, 9-11, 11-6, 11-6.
A partida entre Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro representa a manutenção da hegemonia que o Brasil tem nas Américas há anos, desde a época do saudoso Claudio Kano e do agora técnico Hugo Hoyama, que acompanha nessa competição a equipe feminina.
O resultado é imprevisível, pois são dois atletas de alto nível. Cazuo é o atual 45º colocado do Ranking Mundial e está em excelente fase, enquanto Thiago tem a experiência de três Olimpíadas e mais de dez anos disputando a Liga Francesa.
Na outra semifinal, a pedra no caminho dos brasileiros é Lin Ju, que joga em casa e eliminou o mexicano Marcos Madrid, depois de duas vitórias tranquilas na fase de grupos sobre o paraguaio Marcelo Aguirre e José Miguel Ramirez, da Guatemala.
Lin ju foi campeão dos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo (2003) e no Rio de Janeiro (2007). Seu estilo defensivo sempre foi um problema para os brasileiros, mas o próprio Gustavo Tsuboi já mostrou em outras oportunidades que pode vencê-lo.
Gustavo passou pelo chileno Felipe Olivares e pelo dominicano Emil Santos na primeira fase e depois garantiu presença na semifinal vencendo o argentino Gaston Alto, por 4 a 1, com parciais de 11-5, 11-4, 8-11, 11-5, 11-8.
No feminino, depois de eliminar Ligia Silva, Caroline Kumahara tem pela frente a mexicana Yadira, às 15:40h (local). A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.