Por CBTM
Depois de quatro dias chegou ao fim nesse domingo a segunda etapa temporada do Circuito Copa Brasil, que aconteceu no ginásio Arena Santos, a casa da modalidade no litoral de São Paulo, que recebeu mais de 600 atletas de todo o país.
A competição marcou a abertura oficial do calendário Sul-Sudeste da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, que conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
O Troféu Eficiência Paralímpico ficou com o Clube de Tênis de Mesa Jacareí, comandado pelo técnico Carlos Koyama, seguido pela Associação dos Deficientes Físicos do Paraná e ADFEGO Goiás.
No Olímpico quem saiu vencedor foi o São Caetano, com destaque para as duas medalhas de ouro conquistadas por Caroline Kumahara nas categorias mais importantes, o Rating A e Absoluto A, superando a experiente Lígia Silva. Em segundo lugar terminou o Jundiaí Clube e a APTM Joaçaba em terceiro.
No evento masculino brilhou a estrela de Cazuo Matsumoto, atual nº 1 das Américas e 45º do Ranking Mundial, que venceu Gustavo Tsuboi na final do Rating A. Quem também comemorou no final foi o jogador do Santos Humberto Manhani, que superou Hugo Hoyama na decisão do Absoluto A.
Antes do início da cerimônia de premiação, os dois melhores atletas do país na atualidade receberam placas em homenagem aos recentes resultados obtidos na Copa do Mundo de Seleções, na China. Cazuo venceu Jun Mizutani e Caroline derrotou Kasumi Ishikawa, dois japonses que estavam na nona posição no Ranking.
Durante os quatro dias foram mais de dois mil jogos nas competições de Ranking Olímpico e Paraolímpico, Classes e Rating, em um evento considerado um sucesso por atletas, técnicos e dirigentes em termos de organização e estrutura.
A próxima parada do circo do Tênis de Mesa será no litoral de Alagoas, em Maceió, entre os dias 02 e 05 de maio. A CBTM conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.