Por CBTM
O presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), Andrew Parsons, representou o Comitê Paralímpico Internacional na Comissão de Avaliação das Candidatas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 e visitou as três cidades que disputam sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020.
O presidente do CPB viajou a Tóquio, Japão; Madri, Espanha, e nesta última semana a Istambul, Turquia, para concluir a visita de avaliação às postulantes a receber o evento.
A capital japonesa foi a primeira cidade a ser avaliada pela comissão, no início de março, seguidas de Madri e Istambul. Com reuniões específicas, no modelo perguntas e respostas, a programação da viagem incluiu visitas técnicas aos locais nos quais os comitês organizadores pretendem realizar os Jogos.
--- Tendo estado quatro anos atrás no Comitê Organizador de Candidatura do Rio-2016, sei da quantidade de trabalho que as três cidades tiveram para receber a comissão de avaliação do COI ---, disse Parsons. Em abril de 2009, Parsons integrava o Conselho Executivo do Comitê de Candidatura do Rio-2016, representando o CPB.
--- Fiquei muito feliz por ver a forte presença paralímpica nos programas das três postulantes aos Jogos de 2020, além de ter sido um orgulho de representar o Comitê Paralímpico Internacional nesta missão e uma espetacular oportunidade de aprendizado ---, comentou.
A partir do dia 15 de abril, Parsons se reunirá com os integrantes da Comissão em Lausanne, na Suíça (sede do Comitê Olímpico Internacional), para preparar a redação final da Comissão de Avaliação das candidatas a sedes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020. O relatório será entregue aos membros do COI com direito a voto. As informações, públicas, serão divulgas no segundo semestre de 2013.
A escolha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020 será em 07 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina.