Por CBTM
Como parte da política de Intercâmbio entre a Federação de Tênis de Mesa do Amapá e os clubes da Guiana Francesa, a delegação do Brasil formada por atletas amapaenses finalizou os treinamentos, sob a coordenação do técnico cubano Pavel Oxamendi, no clube Mont Jouly.
Acolhidos pelo Presidente Edouard, os brasileiros puderam realizar as últimas atividades visando a competição na Martinica, que começou na quinta-feira e termina nesse domingo. Apesar da longa viagem, Pavel mostrou por que Cuba é sempre expressiva nas competições em que participa e não deu descanso aos atletas.
Foram mais de 30 minutos colocando sua forma de trabalhar, que prioriza a disciplina e a dedicação extrema todos os dias em cada exercício realizado. Finalizado o aquecimento com bate bola, o cubano mostrou suas habilidades no trabalho de lançamento “mutibolas”, com combinações de extrema dificuldade, alternado velocidades e efeitos constantemente e exigindo sempre o máximo de todos os atletas.
--- Nunca havíamos treinado assim! Ele impõe respeito e é muito exigente, o que nos deixa motivados para superarmos nossos limites. Só temos a gradecer ao Secretário de Esportes Rogério Salvador e a Federação do Amapá pela presença deste técnico. Trabalhar com alguém de alto nível nos dá esperanças de um dia evoluir o suficiente de chegar a Seleção principal do Brasil --- afirmou Djalma Del Castillo, um jovem talento de 16 anos de idade.
Mesmo cansado da viagem, Oxamendi iniciou uma série de jogos com todos da delegação, o que chamou a atenção dos demais atletas guianenses, que pararam o treino para vê-lo em ação. Sem perder nenhum set, e com várias jogadas de muita explosão física e extrema habilidade, Pavel arrancou aplausos de todos e finalizou o treinamento com uma longa conversa.
--- Temos agora uma nova referência de treinamento com este técnico de Cuba, Fico muito feliz em poder treinar com ele diariamente, seu jogo é muito forte e as sequências de treinamento muito puxadas. Para termos chances de crescer na modalidade temos que aproveitar esta grande oportunidade --- afirmou o pequeno Felipe Monteiro, atleta da ACTM, de apenas 12 anos.
O Projeto Amapá Olímpico é desenvolvido pela FTMA com apoio do Secretário de Estado do Desporto e do Lazer, Rogério Salvador e em parceria com a Universidade federal do Amapá.
Leia também:
Grupo passa pelo Oiapoque e a grandeza do amapá impressiona cubano
Atletas cruzam a floresta amazônica para disputar competição
Secretário de Esportes e Federação do Amapá comemoram parceria
Campeonato Guiana-Antilha fortalece o intercâmbio dos brasileiros
Cubano Pavel Oxamendi chega ao Brasil para coordenar o Tênis de Mesa do Amapá
Presença do cubano Pavel Oxamendi mobiliza imprensa do Amapá