Por CBTM
O Campeonato Latino-Americano 2013 acabou no último domingo, dia 24 de março, em El Salvador. A novidade do campeonato ficou por conta da estreia de Hugo Hoyama, como o novo técnico da Seleção Brasileira feminina. Hugo fez um balanço geral do desempenho das meninas no campeonato e do novo desafio que tem pela frente.
--- Foi muito importante iniciar essa etapa com os resultados que tivemos --- Hugo se refere as medalhas que a Seleção Feminina recebeu: ouro por equipe, ouro no individual com Caroline Kumahara e prata com Ligia Silva, e bronze no sub-21 conquistada também por Caroline Kumahara. --- Eu estava confiante, já conhecia as meninas e o potencial delas, sabia que podíamos obter resultados. --- revela Hugo.
Mesmo obtendo resultados satisfatórios, Hugo diz que precisa trabalhar muito na preparação das meninas. --- Não fiquei totalmente satisfeito, a maioria teve altos e baixos. Vamos ter que trabalhar muito para que possamos ter melhores resultados. A partir de agora vou ter mais contato com as meninas, nem que seja por email, como é o caso da Jéssica Yamada, que atualmente esta morando na França, e acaba não treinando com a equipe. --- comenta o novo técnico.
Hugo Hoyama ao comentar sobre ser técnico da equipe feminina admite ser bem diferente do que lidar com homens, mas isso não o incomoda, --- As mulheres são mais sensíveis que os homens. Tento trabalhar mais com o racional e vou trabalhar isso nelas . Muitas vezes preciso ser duro, mas sei elogiar também, sempre falo para elas fazerem o que elas sabem fazer de melhor, por isso vou trabalhar bastante o lado psicológico das meninas. --- diz Hugo completando que tem uma sincera admiração por Zé Roberto, atual técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, em quem ele se espelha atualmente em seu novo desafio, --- Me inspiro em campeões,e o trabalho do Zé Roberto é sensacional, ele já meu deu muito conselho na época em que eu era atleta.Da próxima vez que o encontrar vou pedir mais dicas como técnico.--- afirma o ex-atleta olímpico.
Na comemoração de 40 anos da União Latina de Tênis de Mesa, Hugo foi homenageado com uma placa com os dizeres: “A União Latino-americana de Tênis de Mesa em seu 40° Aniversario, outorga ao presente reconhecimento ao Doutor HUGO HOYAMA. Máximo expoente como atleta de Tênis de Mesa Latino-americano.” Sobre a homenagem, Hugo comentou que isso é prova de que todo seu esforço valeu a pena e independente de ser atleta ou técnico vai continuar batalhando, --- Quero poder fazer um trabalho sério como técnico e poder conquistar muitas medalhas com essas meninas, como eu conquistei como atleta.---
Hugo Hoyma termina dizendo que tem muito a agradecer o coordenador técnico da Seleção Brasileira, Lincon Yasuda e o técnico da Seleção Masculina, Paco. --- Os dois me aconselharam e me deram dicas e isso foi muito importante para mim, eles já estavam mais acostumados com a s meninas e com essa função.--- Hugo segue de El Salvador para a China , para disputar o torneio por equipes da Copa do Mundo. As representantes femininas são Ligia Silva, Jéssica Yamada e Caroline Kumahara.