Por CBTM
A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), apresentaram na últuma sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, o projeto da construção do Centro Paralímpico Brasileiro, com previsão de entrega para 2015, um ano antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O equipamento será construído no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul da capital paulista. Em tom bastante amistoso, o governador saudou a presença de Dilma, que pela terceira vez em seu mandato visita o Palácio dos Bandeirantes. --- É uma alegria renovada de receber a presidente da República aqui mais uma vez ---.
Em sua fala, Dilma se referiu a Alckmin como “parceiro do governo federal”. --- Determinados desafios, se consegue responder melhor fazendo juntos. Estamos fazendo juntos para além de 2016 ---, disse a presidente.
A instalação será a primeira do tipo no País e poderá ser utilizada em treinamentos, competições e para o intercâmbio de atletas e seleções. Pelo projeto, atletas de 14 modalidades esportivas poderão usufruir do local: Tênis de Mesa, atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis e voleibol sentado. O local ocupará uma área de 94 mil m².
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai acompanhar os projetos de engenharia, o cronograma de obras e os valores a serem licitados. O local deverá ser entregue em duas etapas: uma no ano que vem e outra em 2015.