Por CBTM
A cidade do Rio Grande, município do Rio Grande do Sul, sempre foi respeitada em várias modalidades esportivas. Mesmo jovem, ouvia-se falar muito na prática do Tênis de Mesa. Os rio-grandinos foram campeões estaduais por vários anos.
Nas competições pelo Sesi, as indústrias da cidade se esmeravam para alcançar os primeiros lugares. O time mais famoso e admirado da cidade era “Os Coringas”, comandados por Thiago Carvalho. Faziam parte desse maravilhoso conjunto: Dico, Nigmo, Miguel, Mono e o cabo Nenê, além de Tição, um craque acima da média.
Dito por todos que o viram jogar, incomparável! Na época ainda Pingue – Pongue, agora é Tênis de Mesa, houve uma pequena modificação.
Nos últimos anos de sua vida, Tição era responsável pela qualidade da água das piscinas da SAC. Um trabalho de muito conhecimento e dedicação. Ele era conhecido apenas por “Seu Emílio”. Tição, o velho ídolo o maior craque do Tênis de Mesa rio-grandinho não mais era lembrado. O sucesso é passageiro, os torcedores vão se renovando, restando a saudade de quem os viu jogar.
--- Meu tratamento com Emílio era mais na intimidade. Quando o chamava de Tição seus olhos brilhavam, lembrava seus grandes títulos, medalhas, troféus e o aplauso da plateia. Aquele pequeno atleta se agigantava numa mesa de Tênis de Mesa ---, lembrou Ney Amado Costa, jornalista local.