Por CBTM
Santo André, São Bernardo e São Caetano concorrerão neste mês ao ‘Prêmio Ações Inclusivas’, realizado pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A primeira e a terceira cidades foram responsáveis por duas iniciativas cada, e São Bernardo por uma. São programas que incluem a participação de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência.
A premiação visa estimular a implantação de iniciativas inclusivas, além de identificar e reconhecer as já existentes. As dez melhores práticas serão premiadas em cerimônia que acontece nesta quarta-feira, às 18h, na sede da Secretaria, na Barra Funda.
Um dos destaques está em São Caetano, que chegou à final com os projetos Esporte Adaptado e Curso Saúde em Libras. O primeiro foi lançado em julho e tem ampliado o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com deficiências nas modalidades esportivas individuais como Tênis de Mesa, atletismo, balé, capoeira, dama, xadrez, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação e tênis de campo.
Aproximadamente 100 pessoas participam hoje do projeto, que atende crianças a partir dos sete anos até adultos. Uma das integrantes é Bruna Alexandre, 17 anos, ela é a 5ª melhor mesatenista do mundo e disputou neste ano a Paraolimpíada de Londres, na Inglaterra.
Natural de Criciúma, em Santa Catarina, a atleta teve de amputar parte do braço esquerdo quanto tinha três meses depois de receber uma vacina errada. A falha causou trombose e o membro precisou ser retirado. Há um ano em São Caetano, onde foi transferida da Capital para dar continuidade aos treinos, a atleta ainda sente saudades da família, mas é recompensada pelo esforço.
Os trabalhos acontecem na Associação de Tênis de Mesa de São Caetano, no bairro Oswaldo Cruz. --- Está valendo a pena. Tenho vários técnicos, o preparo físico é ótimo e os treinos são puxados. São Caetano é muito forte nessa estrutura. Não tem comparação com outros lugares que treinei ---, diz Bruna, que divide apartamento com outras duas atletas no bairro Boa Vista.