Notícia

Projetos inclusivos da região do ABC concorrem a prêmio

Por CBTM

12/12/2012 16h17


Santo André, São Bernardo e São Caetano concorrerão neste mês ao ‘Prêmio Ações Inclusivas’, realizado pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A primeira e a terceira cidades foram responsáveis por duas iniciativas cada, e São Bernardo por uma. São programas que incluem a participação de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência.

A premiação visa estimular a implantação de iniciativas inclusivas, além de identificar e reconhecer as já existentes. As dez melhores práticas serão premiadas em cerimônia que acontece nesta quarta-feira, às 18h, na sede da Secretaria, na Barra Funda.

Um dos destaques está em São Caetano, que chegou à final com os projetos Esporte Adaptado e Curso Saúde em Libras. O primeiro foi lançado em julho e tem ampliado o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com deficiências nas modalidades esportivas individuais como Tênis de Mesa, atletismo, balé, capoeira, dama, xadrez, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação e tênis de campo.

Aproximadamente 100 pessoas participam hoje do projeto, que atende crianças a partir dos sete anos até adultos. Uma das integrantes é Bruna Alexandre, 17 anos, ela é a 5ª melhor mesatenista do mundo e disputou neste ano a Paraolimpíada de Londres, na Inglaterra.

Natural de Criciúma, em Santa Catarina, a atleta teve de amputar parte do braço esquerdo quanto tinha três meses depois de receber uma vacina errada. A falha causou trombose e o membro precisou ser retirado. Há um ano em São Caetano, onde foi transferida da Capital para dar continuidade aos treinos, a atleta ainda sente saudades da família, mas é recompensada pelo esforço.

Os trabalhos acontecem na Associação de Tênis de Mesa de São Caetano, no bairro Oswaldo Cruz. --- Está valendo a pena. Tenho vários técnicos, o preparo físico é ótimo e os treinos são puxados. São Caetano é muito forte nessa estrutura. Não tem comparação com outros lugares que treinei ---, diz Bruna, que divide apartamento com outras duas atletas no bairro Boa Vista.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?