Notícia

Paralimpíadas escolares começam na terça-feira

Por CBTM

10/10/2012 17h08


Maior evento esportivo do planeta para atletas com deficiência em fase estudantil, as Paralimpíadas Escolares 2012 terão 1.201 participantes de 24 estados e do Distrito Federal, disputando 10 modalidades: Atletismo, Bocha, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei Sentado, Futebol de 5 (para cegos), Futebol de 7 (para paralisados cerebrais), Goalball, Natação e Tênis em Cadeira de Rodas.

O número de inscritos neste ano supera o recorde de 958 participantes em 2011. A maior delegação é a de São Paulo com 197 integrantes, sendo 135 atletas, e a menor do Mato Grosso com apenas dois atletas num grupo de seis pessoas. Apenas os estados de Roraima e Tocantins não terão representantes.

A cerimônia de abertura da sétima edição das Paralimpíadas Escolares será marcada pela presença dos atletas que integram o Time São Paulo, entre eles alguns que já participaram do evento quando mais novos. É o caso do medalhista de ouro nos 200m rasos nos Jogos Paralímpicos de Londres, Alan Fonteles.

--- Comecei minha carreira esportiva nas Paralimpíadas Escolares, em 2007. Lá viram meu potencial e em 2008 fui convocado para o Mundial Juvenil e para as Paralimpíadas de Pequim. É uma felicidade imensa para mim voltar e poder agora ser exemplo para os novos atletas --- afirma o velocista que será o porta-bandeira do seu Estado, o Pará, no desfile das delegações.

Considerada celeiro de novos talentos, as Paralimpíadas Escolares são importantes para o desenvolvimento do esporte de base e promovem a inclusão social e a saúde.

--- Além da oportunidade de identificarmos novos talentos, o maior legado das Paralimpíadas Escolares é uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania --- destaca Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Além do CPB, participam da organização das Paralimpíadas Escolares o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal dos Transportes, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura.

Número de atletas por Estado
Acre – 57
Alagoas – 28
Amapá – 26
Amazonas – 16
Bahia – 7
Ceará – 33
Distrito Federal – 77
Espírito Santo – 42
Goiás – 44
Maranhão – 22
Mato Grosso – 2
Mato Grosso do Sul – 72
Minas Gerais – 97
Pará – 80
Paraíba – 29
Paraná – 63
Pernambuco – 21
Piauí – 8
Rio de Janeiro – 121
Rio Grande do Norte – 23
Rondônia – 31
Rio Grande do Sul – 39
Santa Catarina – 104
São Paulo – 135
Sergipe - 24

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?