Notícia

Governo disponibiliza passagens aéreas para participantes das Paralimpíadas

Por CBTM

09/10/2012 22h13


Alunos da rede estadual que participarão das Paralimpíadas Escolares Brasileiras estão se dedicando aos treinos com muito afinco. O evento, que ocorrerá no período de 15 a 20 de outubro em São Paulo, reunirá alunos para-atletas de todo o país.

O Governo de Sergipe, que tem como uma das prioridades promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, disponibilizou passagens aéreas para os 31 membros da delegação, entre atletas e dirigentes, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O professor Antônio Ferreira Junior, treinador da modalidade para-atletismo da Seed, explica a importância da participação dos alunos nas competições.

“Um evento dessa magnitude eleva a autoestima desses alunos que, na prática esportiva, são atletas como os outros e suas deficiências ficam em segundo plano. Esses alunos demonstram uma grande lição de vida e superação. Quero destacar ainda que a participação desses jovens nas Paralimpíadas não seria possível sem o incentivo e apoio da Secretaria de Estado da Educação”, disse o professor.

Superação

Superação é a palavra-chave desse evento, a exemplo do para-atleta Danilo Serrano, aluno do Colégio Estadual Leite Neto. Cego de nascença, essa deficiência não representou nenhuma barreira para que ele se dedicasse ao esporte. “Sempre gostei de esporte. Jogo futsal, e nas Paralimpíadas vou representar Sergipe no para-atletismo. Na edição passada, ganhei três medalhas de ouro, e neste ano fui campeão também nos Jogos da Primavera. Em São Paulo, quero superar minha marca e levar de novo Sergipe ao pódio”, disse o aluno.

Esse também é o propósito de Iara Menezes, do Colégio Estadual Tobias Barreto. Na edição passada das paralimpíadas, a jovem, que é deficiente física, conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata para Sergipe. “Quero trazer mais medalhas para minha escola, pois foi onde pude perceber que posso praticar um esporte com qualquer outra pessoa. Quando estou competindo, sou a pessoa mais feliz do mundo”, disse a estudante.

Foi na escola também que Alisson Santos, do Colégio Estadual Francisco Portugal, venceu as barreiras impostas pela paralisia cerebral e treina bastante para conquistar méritos no para-atletismo. “Já conquistei três medalhas de prata e três de ouro no ano passado. Quero ganhar mais este ano”, afirmou Alisson.

Satisfação

O professor Ezequias dos Anjos, coordenador de desporto paralímpico da Seed, fica muito satisfeito com o empenho e garra dos atletas que participarão das Paralimpíadas Escolares. “A nossa participação no evento é a culminância dos trabalhos realizados pelo Departamento de Educação Física da Seed, que estimula o esporte estudantil e promove a inclusão através de eventos como os Jogos da Primavera. A política de inclusão do Governo de Sergipe acredita no potencial do aluno com necessidades educacionais especiais, disponibilizando espaço para treinamento, material esportivo, passagens aéreas e acompanhamento para a participação dos alunos em eventos fora do estado”, declarou o professor.

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares Brasileiras, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), são o maior evento esportivo do gênero no mundo e reunirão este ano 1.211 estudantes do Brasil. Os para-atletas disputarão medalhas nas modalidades basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol para paralisados cerebrais, goalball, judô, para-atletismo, paranatação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Para participar das competições, os para-atletas têm que ter algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou mental, e idade entre 12 e 19 anos. Também têm que estar matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?