Por CBTM
O Tênis de Mesa em Sergipe tem alcançado cada vez mais adeptos, abrindo espaço para os atletas regionais no cenário nacional. Com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), a Federação Sergipana (FTM-SE) tem promovido competições que marcam o calendário esportivo no estado.
A exemplo do II Aberto de Tênis de Mesa de Aracaju, ocorrido no último final de semana, 08 e 09. Segundo Guido Borges, presidente da FTM, os eventos visam o desenvolvimento do nível técnico dos atletas, assim como a divulgação da modalidade.
De acordo com o presidente da FTM, o desenvolvimento do esporte em Sergipe é recente. --- A modalidade passou por um período apagado tanto com relação a prática quanto a organização de eventos. Os atletas não tinham o sonho de chegar à seleção, pois o esporte estava desacreditado. Com o surgimento da Academia Sergipana de Tênis de Mesa (ASTM), em 2008, foi implementado um centro de treinamento de alto rendimento ---, diz Guido.
Para o atleta, o avanço do esporte foi fruto da junção entre investimento nas competições e boas relações com a Confederação Brasileira.
O calendário de competições no estado reúne oito etapas individuais, dois campeonatos por equipes, e o chamado Top 16, conhecido como Copa-Rei. --- Temos ainda cinco copas de divulgação, cujo objetivo é propagar o esporte nas cidades do interior ---, completa.
Entre os destaques do Tênis de Mesa sergipano no Brasil está o jovem Thiago Rouver, de 12 anos, segundo colocado no ranking brasileiro mirim. --- Comecei nas copas escolares, fui gostando e hoje tenho o objetivo de ser profissional e participar da seleção brasileira no futuro ----, diz Thiago.
Para o atleta, estudante do 7º ano, o esporte proporciona outros benefícios além da diversão. ---- Mesmo para quem não quer competir, é importante por que é bom para saúde, além de ser divertido ---, opina.