Por CBTM
Após cinco dias de aulas praticas e teóricas, dois de treinamentos para jovens e atletas da seleção nacional na escola secundária e um dia de aula prática para crianças na escola primária, terminou o curso ITTF-PTT Nível organizado e promovido pela ITTF, comandado pelo técnico Nrelson Machado.
A programação fez parte do Programa de Solidariedade Olímpica em parceria com a Associação de Tênis de Mesa Nacional presidida por Teddy Mathews, e pelo Comitê Olímpico de Saint Lucia, presidida Richard Peterkin, de 30 de agosto a 06 de setembro.
O curso foi ministrado pelo expert da ITTF e coordenador de talentos do Brasil, Nelson Machado, em dois períodos diários: das 9h às 13h e à tarde das 13h e as 17h.
Os treinadores tiveram nas aulas teóricas vários ensinamentos e Machado também explicou detalhadamente todo o trabalho que a ITTF promove nas capacitações dos professores e dos treinadores através dos Programas Nível 1, 2, 3 e Alto Rendimento, coordenado pelo australiano Glenn Tepper e auxiliado pelo argentino Leandro Olvech.
O brasileiro explicou ainda o funcionamento Programa Mundial Hopes, coordenado pelo sueco Mikael Anderson e auxiliado por Zita Pidl, da Hungria, onde participou em junho com dois atletas brasileiros (Bruna Takahashi e Eduardo Tomoike), em Falkenberg, na Suécia.
--- Tentei mostrar que Saint Lucia pode promover o mesmo trabalho a médio e longo que o Brasil, França e diversos países estão desenvolvendo e participar do programa mundial da ITTF. O presidente da Associação Nacional de Saint Lucia mostrou interessado no programa brasileiro --- afirmou Nelson.
Os treinadores ficaram muito satisfeitos com os ensinamentos, com o método ITTF Nível 1 apresentado e com a possibilidade da modalidade agora ser implantada em diversas escolas do país. Dois dias foram separados pela Associação Nacional para que o treinador enviado pela ITTF pudesse passar seus conhecimentos internacionais para as jovens promessas e seleção nacional de Saint Lucia.
Foi retransmitido um pouco da experiência e conhecimento do coordenador de talentos do Brasil, através do seu trabalho de detecção de talentos e de seus 15 estágios técnicos que fez na França, ao longo de 18 anos de trabalho junto com os franceses através do diretor técnico nacional Michel Gadal e do treinador nacional Michel Blondel, que antes foi treinador do Levallois, clube que referido treinador e Marília, sua cidade natal possuem grande relação de intercâmbios até hoje.
AULA NA ESCOLA PRIMÁRIA ANGLICANA DE SAINT LUCIA
O Expert da ITTF e da CBTM ministrou uma aula para crianças entre 7 a 10 anos na “ School Anglican Primary School” na capital, Castries. Foi recebido pela diretora da escola Mrs. Nikkita Alexander e o professor de Educação Física Professor Adrian Vaudroque auxiliou e acompanhou os novos ensinamentos de perto, junto com Criss Wells, diretor técnico da Associação de Tenis de Mesa de Saint Lucia que estava fazendo o curso nível 1. O presidente da associação nacional de Tenis de Mesa Mr. Teddy Mathews também acompanhou toda a aula e disse que pretende introduzir a modalidade para crianças mais novas do ensino primário. Antes davam aulas apenas para o segundo grau.
COMITE OLIMPICO NACIONAL DE SAINT LUCIA
O curso foi finalizado com todos os treinadores participantes recebendo seus diplomas de treinadores de clubes da ITTF (12 horas) e seus diplomas de Solidariedade Olímpica do COI (Comitê Olímpico Internacional) diretamente das mãos do presidente do Comitê Olímpico de Saint Lucia Richard Peterkin, cerimonia que contou ainda com a participação do Secretario Geral da entidade, Alfred Emmanuel e o Presidente da Associação de Tênis de Mesa, Teddy Mathews.
Participaram do curso de formação e capacitação os seguintes treinadores e professores:
1. DEXTER THEODORE
2.WILBURNE MATHURIN
3.KENDAL KHODRA
4.SHIRMAIN HYACINTH
5.WAYNE BENN
6.EDDISON ST. CYR
7.STEPHEN JOSEPH
8.MICHAEL JOHN
9.FRANKLIN NOEL
10.CHRIS WELLS
11.OMARIE FERNDINAND
12.RENÉ MITCHELL.