Por CBTM
A sete dias para o início dos Jogos Paralímpicos de Londres, delegações de 165 países ingressaram na Vila Paralímpica, nesta quarta-feira. Até a cerimônia de abertura, no dia 29, as instalações no bairro de Stratford, que também serviram aos Jogos Olímpicos, receberão 4.280 paratletas e 4.725 atletas-guia e membros de comissões técnicas. Os competidores disputarão medalhas em 21 esportes, até o dia 7 de setembro.
O Brasil terá 182 paratletas (115 homens e 67 mulheres) na briga por medalhas em 18 esportes, além de 136 profissionais, entre técnicos, atletas-guia e membros da delegação. Mais de 250 integrantes da equipe brasileira estavam desde a última quarta-feira em Manchester, no noroeste da Inglaterra, para a aclimatação. Os atletas chegaram antes ao país para se habituar ao fuso-horário e ao clima britânico. Os representantes do hipismo estavam treinando na França e foram diretamente para Londres, e os competidores de vela e tiro esportivo, que estavam no Brasil, embarcaram rumo à capital britânica na terça-feira.
Clodoaldo Silva, maior medalhista paralímpico do Brasil, estava entre os brasileiros que saíram de Manchester nesta quarta-feira em direção à Vila Paralímpica. O nadador competirá nas provas de 50m, 100m e 200m livre e 50m borboleta, na categoria S5. Além disso, participará do revezamento da tocha paralímpica na cerimônia de abertura, ao lado da velocista Ádria Santos.
- Não irei competir sozinho, levarei comigo os mais de 25 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Quero levantar a bandeira dessas pessoas e chamar atenção do mundo para o potencial delas. Quero também servir de exemplo para as pessoas, com ou sem deficiências, verem que tudo é possível com determinação - disse Clodoaldo, vencedor de seis medalhas de ouro em Atenas-2004.