Notícia

TREINAMENTO PSICOLÓGICO PARA A SELEÇÃO

Por CBTM

23/03/2006 17h33


A delegação brasileira que vai para o Campeonato Latino-americano, em Medelín, na Colômbia, já está de malas prontas. As equipes masculinas e femininas embarcam na madrugada desta sexta para as disputas.

 

E nesta quinta-feira os mesatenistas tiveram um outro tipo de treinamento. Desta vez, não foi em uma mesa e sim num divã. Brincadeiras a parte, a Seleção Brasileira que encerrou nesta quinta-feira, em São Paulo, a preparação para o torneio, teve a oportunidade inédita de participar de palestras e atividades com o psicólogo Paulo Oppermann. 

 

Oppermann é psicólogo do esporte, professor do curso de Psicologia do Esporte da Faculdade Mackenzie e consultor de equipes e atletas e desenvolveu atividades específicas para melhora de desempenho da equipe.

 

As atividades e palestras focaram aspectos como controle de emoções, simulação de situações críticas de jogo, melhora de concentração, de níveis de ativação e motivação.

 

"Treinamentos psicológicos como estes podem auxiliar os atletas a utilizarem o máximo de seus potenciais em situações importantes como campeonatos internacionais. Algumas circunstâncias, como pressão, cobrança pessoal e ansiedade acabam por dificultar o desempenho", explica Oppermann.

 

Além dos treinamentos desenvolvidos para o Latino-Americano, os atletas passaram por um processo de avaliação individual que servirá para o desenvolvimento de treinamentos individualizados, de acordo com a necessidade de cada integrante da seleção brasileira.

 

Os treinamentos psicológicos voltados para desempenho serão desenvolvidos continuamente para os próximos campeonatos, visando a disputa do Pan de 2007.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?