Por CBTM
Na lista dos atletas que disputarão o Aberto da Eslovênia, de 29 de abril a 4 de maio, já é possível prever que será praticamente uma prévia dos Jogos Paralímpicos. No total são 297 atletas inscritos e em todas as classes haverá a participação de atletas Top 10 do ranking mundial. Veja abaixo um resumo dos desafios que cada atleta brasileiro terá pela frente:
No feminino, Jane Karla (classe oito), atual n° 8 do mundo, poderá enfrentar as suecas Marleen Kavacs e Josefine Abrahamsson, respectivamente n° 2 e 4 do mundo. Também estarão presentes na competição a eslovaca Olga Barbusova, n° 6, e a polonesa Miroslawa Turowska, n° 7.
Já na classe nove, a brasileira Carolina Maldonado, atual n° 6 do ranking, enfrentará atletas do porte da polonesa Malgorzata Grzelak, da turca Neslihan Kavas e da russa Olga Komleva, respectivamente n° 3, 4 e 5 do mundo.
No masculino, o desafio não será diferente, pelo contrário, Iranildo Espíndola (classe dois), atual n° 16 do mundo, enfrentará nada menos que oito atletas Top 10. Apenas os franceses Vincent Boury, n° 1, e Stephane Molliens, n° 4, não estão inscritos na competição. Ao todo serão 18 atletas somente na classe dois.
Na classe três, os brasileiros Welder Knaf e Luiz Algacir enfrentarão outros 37 atletas, sendo oito dos Top 10, dentre eles os dois primeiros do ranking, o francês Florian Merrien n° 1, e o sérvio Zlatko Kesler, n° 2 do mundo.
Para Alexandre Ank, 17° do mundo na classe quatro, serão mais 20 adversários fortes, entre eles cinco Top 10, com os dois primeiros do mundo, Emeric Martin, da França, e o coreano Kyoung Sik Choi.
Claudiomiro Segatto 14° no ranking mundial da classe cinco, poderá enfrentar nada menos que oito dos Top 10, sendo que os cinco primeiros do mundo estarão presentes no evento. Na classe cinco serão 13 atletas participantes, sendo que apenas três estão em posições inferiores a Claudiomiro Segatto. Tal dificuldade será mais desafiadora ainda quando se tratar do Aberto, devido á qualidade dos atletas inscritos no evento.
Finalmente, a classe seis será ainda mais desafiadora, a disputa será quase uma prévia dos Jogos Paralímpicos. 23 atletas, incluindo o brasileiro Carlo Michell (Carluxo), atual n° 18 do mundo, irão enfrentar-se. Dentre estes, os 12 primeiros do ranking mundial estão inscritos.
Atletas do porte do alemão Daniel Arnold, do dinamarquês Peter Rosenmeier, do sueco Simon Itkonen, do polonês Miroslaw Kowalski e do russo Alexandr Esaulov (cinco primeiros do ranking mundial) terão a oportunidade de estudarem e prepararem-se de forma intensa para os Jogos Paralímpicos.
É importante ressaltar que este era o objetivo da comissão técnica, participar de competições fortes para avaliar e definir parâmetros objetivos de rendimento rumo aos Jogos Paralímpicos.