Notícia

SPECIAL OLYMPICS E CBTM FIRMAM ACORDO PARA DESENVOLVER TM ENTRE DEFICIENTES

Por CBTM

11/11/2004 15h28


Dando continuidade ao desenvolvimento de novas frentes de atuação, o Presidente da CBTM,  Alaor Azevedo e o Coordenador Técnico-Científico da entidade, Luiz Vilani, estiveram reunidos com a coordenadora da Special Olympics Brasil, Aimara Fidélis.

 

Após apresentação da estrutura e ações desenvolvidas pela CBTM, Aimara expôs a filosofia e princípios que norteiam a Special Olympics, instituição internacional criada pela Fundação Kennedy nos Estados Unidos, que desenvolve mais de 200 programas desportivos em mais de 150 países. Os programas se caracterizam por um sistema de treinamento e competição exclusivos para as pessoas portadoras de deficiência mental em 26 modalidades olímpicas.

 

Tendo como principal evento os Jogos Mundiais (de Verão e de Inverno), que ocorrem a cada quatro anos, a Special Olympics detém a autorização  e reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional para utilização do termo "Olympics" em seu nome. Dentre todas as modalidades desenvolvidas, o Tênis de Mesa se faz presente no programa de competições desde 1987. Os últimos Jogos Mundiais de Verão, realizados em Dublin - Irlanda em 2003 teve a participação de 7.000 atletas de 150 países em 18 modalidades esportivas. 231 mesa-tenistas de 59 programas participaram deste evento. Atualmente, a Special Olympics possui 59.589 mesa-tenistas registrados em 84 programas internacionais.

 

Buscando difundir e promover a modalidade no Brasil, bem como assegurar a participação de atletas nacionais nos próximos Jogos Mundiais de Verão que serão realizados em Pequim - China, 2007, esta reunião na CBTM propiciou a discussão de diversas possibilidades e frentes de ação. Dentre os principais pontos de pauta, destacaram-se o estabelecimento de uma sistemática para capacitação de treinadores e árbitros para atuarem com este público, a possibilidade de uma parceria técnica para realização de eventos, a possibilidade de abrir os eventos da CBTM para o referido público, e o estabelecimento de parcerias para viabilizar o treinamento sistemático destas pessoas nos centros de treinamentos de Tênis de Mesa existentes nos estados da União.

 

Como resultado da reunião, definiu-se que o Professor Luiz Vilani será o assessor da Special Olympics no desenvolvimento de um plano de trabalho específico para a modalidade no país.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?