Por CBTM
Dentre as diversas reuniões e eventos da
Destaque para a palestra da professora JINXIA Dong da Universidade de Pequim, que apresentou um extenso estudo sobre a participação da mulher no desenvolvimento do esporte na China. Segundo o estudo, a estratégia do Comitê Olímpico da China para ganhar um maior número de medalhas olímpicas teve como ponto central o estímulo da participação das mulheres no esporte a partir de 1985, que hoje representam um maior número de medalhas para o país do que os feitos atingidos pelos homens. JINXIA Dong, ressaltou que este quadro tem ajudado muito o reconhecimento da capacidade da mulher, o que tem demonstrado uma ascensão feminina no mercado de trabalho Chinês transformando sensivelmente o quadro sócio-econômico do país.
Após as palestras de orientações, grupos de trabalho foram criados por afinidade de idiomas. O Brasil ficou no grupo junto com a Espanha e demais países da América Latina. Do total de 10 pessoas deste grupo, apenas a representante da Costa Rica era mulher, o que valeu a ressalva dos demais membros do grupo, pois isso já demonstrava uma certa dificuldade apresentada por todos os países em relação a um trabalho mais efetivo de participação da mulher.
Coordenados pela Sra. Lilamani de Soysa (foto), os grupos debateram a atual conjectura de como se encontra a participação da mulher nos respectivos países e identificaram algumas estratégias que poderiam ser utilizadas para fortalecer este movimento. A principal estratégia levantada foi a de se estabelecer um comitê ou grupo de trabalho nas associações nacionais para estimular a participação da mulher em todos os seguimentos, desde atletas, passando pela arbitragem, técnicas e dirigentes. Este comitê deverá desenvolver ações como cursos, palestras, fóruns etc., buscando sensibilizar as mulheres para a importância de sua participação e da ocupação de espaços em todos os segmentos do esporte.
O Brasil novamente foi destaque no evento ao ser elucidado na fala da Lilamani de Soysa como um dos 6 países que já desenvolveram curso de formação de técnicas da