Notícia

FÓRUM DA ITTF DESTACA FORÇA DA MULHER NO ESPORTE

Por CBTM

10/05/2005 12h19


Dentre as diversas reuniões e eventos da ITTF que ocorreram paralelamente ao 48º Campeonato Mundial na China, destaque para o 3° Fórum da Mulher no Esporte ITTF. O Prof. Ms. Luiz Vilani representou o Brasil neste evento que contou coma participação de mais de 200 pessoas representantes de países de todos os continentes. O objetivo principal do evento foi debater a importância da participação e do desenvolvimento da mulher no esporte. Durante 4 horas, os participantes puderam acompanhar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela ITTF e que já são referência para o Comitê Olímpico Internacional - COI, e debater novas propostas.

 

Destaque para a palestra da professora JINXIA Dong da Universidade de Pequim, que apresentou um extenso estudo sobre a participação da mulher no desenvolvimento do esporte na China. Segundo o estudo, a estratégia do Comitê Olímpico da China para ganhar um maior número de medalhas olímpicas teve como ponto central o estímulo da participação das mulheres no esporte a partir de 1985, que hoje representam um maior número de medalhas para o país do que os feitos atingidos pelos homens. JINXIA Dong, ressaltou que este quadro tem ajudado muito o reconhecimento da capacidade da mulher, o que tem demonstrado uma ascensão feminina no mercado de trabalho Chinês transformando sensivelmente o quadro sócio-econômico do país.

 

Após as palestras de orientações, grupos de trabalho foram criados por afinidade de idiomas. O Brasil ficou no grupo junto com a Espanha e demais países da América Latina. Do total de 10 pessoas deste grupo, apenas a representante da Costa Rica era mulher, o que valeu a ressalva dos demais membros do grupo, pois isso já demonstrava uma certa dificuldade apresentada por todos os países em relação a um trabalho mais efetivo de participação da mulher.

 

Coordenados pela Sra. Lilamani de Soysa (foto), os grupos debateram a atual conjectura de como se encontra a participação da mulher nos respectivos países e identificaram algumas estratégias que poderiam ser utilizadas para fortalecer este movimento. A principal estratégia levantada foi a de se estabelecer um comitê ou grupo de trabalho nas associações nacionais para estimular a participação da mulher em todos os seguimentos, desde atletas, passando pela arbitragem, técnicas e dirigentes. Este comitê deverá desenvolver ações como cursos, palestras, fóruns etc., buscando sensibilizar as mulheres para a importância de sua participação e da ocupação de espaços em todos os segmentos do esporte.

 

O Brasil novamente foi destaque no evento ao ser elucidado na fala da Lilamani de Soysa como um dos 6 países que já desenvolveram curso de formação de técnicas da ITTF, que tem sido um dos primeiros passos para o desenvolvimento do movimento. Logo, estes 6 países já demonstraram empenho e interesse em desenvolver ações neste sentido, mas devem se estruturar para dar seqüência ao trabalho e continuarem a ser exemplos para as demais nações. Vilani ressaltou que essa é uma preocupação da CBTM, e que a sua participação no evento tinha como objetivo justamente evidenciar o interesse do país em acompanhar o processo e estabelecer novas propostas para dar seqüência ao trabalho, o que já vem sendo debatido internamente na CBTM.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?