Notícia

BRASIL SE DESTACA NO CONGRESSO CIENTÍFICO DA ITTF

Por CBTM

10/05/2005 12h13


Antecedendo ao 48° Campeonato Mundial, o 9º Congresso de Ciências do Esporte da ITTF, realizado de 28 a 30 de abril na Universidade Jiao Tong de Shangai - China, demonstrou que a CBTM tem caminhado na direção e até antecipado os rumos do desenvolvimento do Tênis de Mesa internacional.

 

O Prof. Ms. Luiz Vilani, único representante da América Latina, apresentou 3 trabalhos, sendo um, baseado em dados de sua dissertação de mestrado e os outros dois, uma parceria da CBTM com os professores Ms. Welber Marinovic e Ms. Cristina Akiko Izuka, que atualmente estão cursando doutorado na Austrália. Os 3 trabalhos brasileiros foram dignos de elogios por parte de pesquisadores franceses, croatas, chineses, iranianos, dentre outros.

 

Após as apresentações dos trabalhos, diversos colegas que participaram do congresso felicitaram o Prof. Vilani pela qualidade dos aspectos metodológico e pela clareza de seu trabalho, bem como dos pôsteres apresentados. Eles ressaltaram que os temas estudados são extremamente relevantes e atuais para o desenvolvimento do Tênis de Mesa, solicitando posteriormente o contato para futuro intercâmbio de Informações.

 

O presidente da ITTF, Adhan Sharara manifestou publicamente que a ciência é a chave para o desenvolvimento do Tênis de Mesa mundial, mas fez questão de frisar que é necessário desenvolver ciência aplicada. Ou seja, há que se estabelecer um estreitamento entre a produção científica e a aplicação dos conhecimentos na prática dos treinadores, de forma tal que a ciência possa constituir uma ferramenta para o desenvolvimento da qualidade e eficiência do trabalho dos treinadores na formação geral dos atletas.

 

Sobre este aspecto, Vilani destacou que esta tem sido a tônica do trabalho do Comitê Técnico-Científico da CBTM, e diante destas considerações, "temos que intensificar o trabalho, pois previmos que este era o caminho mais adequado para desenvolvermos o Tênis de Mesa nacional, e agora diante da consonância de nossas ações com os argumentos apresentados no 9° Congresso de Ciências do Esporte da ITTF, temos a certeza que estamos no caminho correto".

 

Diversos aspetos puderam ser aproveitados nesta experiência na China, mas conforme Vilani, mais importante que o Brasil ter marcado uma presença de destaque no evento, é sabermos que temos um potencial muito maior a desenvolver. Foram tantas informações coletadas e observações realizadas durante este período, que segundo Vilani, será necessário estruturar um fórum específico para compartilhar esta experiência com os treinadores nacionais.

 

"Hoje é possível compreender melhor porque a China é uma potência no Tênis de Mesa, e como se tornou uma potência olímpica em outras modalidades. Desmistificamos uma série de aspectos que anteriormente atribuíamos apenas á massificação da modalidade na China, pois verificamos que a coisa não é bem assim. O Prof. Marles Martins coletou importantes dados técnicos, e eu pude analisar algumas tendências nos estudos científicos. Estas informações devem a partir de agora serem cruzadas para estabelecermos uma idéia mais clara sobre o modelo de formação de atletas na China. De posse dessa análise, poderemos filtrar o que está ao nosso alcance para utilizarmos estas informações de forma a potencializar o desenvolvimento do Tênis de Mesa brasileiro", concluiu Vilani.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?