Notícia

BATE-BOLA COM WEI JIANREN

Por CBTM

14/03/2007 16h22


O coordenador técnico das seleções, Wei Jianren fala sobre o Campeonato Latino Americano da próxima semana, a naturalização de chineses e os bons resultados do Brasil no juvenil.

 

CBTM: A Seletiva do Pan em Capivari mostrou um equilíbrio muito grande tanto no masculino, quanto no feminino. Como decidir estas quatro vagas restantes?
WEI JIANREN: Sobre o critério da seletiva, a CBTM depois de inúmeras reuniões e opiniões da comissão técnica, usou como referência os critérios de seletiva da China e obtivemos as seguinte conclusões:

1- Através de resultados de jogos nacionais e internacionais de cada atleta

2- De acordo com o resultado obtido pelo atleta nas duas seletivas realizadas

3- De acordo com o desempenho do atleta nos treinos, nos jogos e suas condições físicas e psicológicas.

4- De acordo com as informações sobre nossos adversários, como técnicas e táticas de jogo, combinações de duplas, para podemos escolher as pessoas certas para cada adversário, isto foi uma regra nova para os jogos de equipe do Pan Americano e Olimpíadas.

5- Pensando no espírito da equipe e os princípios de habilitar novos atletas para o futuro, precisamos de atletas veteranos experientes em jogos e atletas novos.

Vale ressaltar que até o ultimo momento, a comissão técnica terá o direito modificar a composição da seleção, de acordo com as condições de cada atleta.


CBTM: O que podemos esperar do Brasil neste Latino Americano?
WEI JIANREN: O Latino Americano será como uma preparação para o Pan, pois testaremos novas táticas de jogo, além de novas combinações de duplas. Nosso objetivo final será o Pan. Antes disto, nos preparamos muito, a equipe masculina participou de vários campeonatos internacionais, os técnicos também definiram treinamentos específicos de acordo com as técnicas de jogo dos nossos diversos adversários. Por isso, o Latino Americano servirá para examinarmos os resultados do nosso preparo e também como uma ultima chance para avaliarmos e definirmos as atletas que participarão do Pan.

No feminino, também aumentamos a carga horária de treinamento, treinando intensamente desde treinos básicos até treinos de técnica e tática de jogo. Acredito que com essa preparação, a seleção brasileira ira apresentar um bom desempenho no Latino Americano.

CBTM: Como você avalia o desempenho da seleção juvenil nos Abertos de Jovens da Venezuela e do Chile?
WEI JIANREN: A seleção juvenil teve um ótimo desempenho nesses dois campeonatos, o que comprovou que começamos a habilitar atletas desde cedo, desde o básico. Mostrou também que o Brasil está cada vez mais próximo ao nível internacional. Não foi apenas desta vez que a seleção se mostrou com bons resultados. Nos inúmeros campeonatos anteriores, a seleção juvenil brasileira vem se mostrando cada vez melhor.

CBTM: Quais promessas brasileiras tem lhe agradado?
WEI JIANREN: Estou muito confiante do futuro brasileiro, graças a força e  união da CBTM, de todos os atletas, técnicos, clubes, federações e famílias que apoiaram tanto o tênis de mesa brasileiro. Tenho certeza de que a seleção brasileira conseguirá entrar no topo do nível mundial em breve.

CBTM: Qual sua opinião sobre os chineses-naturalizados?
WEI JIANREN: Há uma tendência do intercâmbio de atletas e técnicos de países desenvolvidos no esporte, como se fossem os atletas do futebol brasileiro indo a Europa e a Ásia para divulgarem o seu esporte. A China é o país mais forte de tênis de mesa, por isso ela tem condição de mandar para o mundo diversos atletas e técnicos de alto nível, colaborando com o tênis de mesa mundial.

Mas por outro lado, se for por um motivo econômico, apenas representando outros paises na hora da disputa e não contribuir com o tênis de mesa local, seria um grande erro. A minha sugestão é aproveitar as experiências de treinamento dos países desenvolvidos neste esporte para habilitar mais e mais atletas nacionais. Esse é o método mais eficiente para elevar e desenvolver o nível técnico do esporte de cada país. O mesmo seria no desenvolvimento de outros ramos.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?