Por CBTM
Aos 17 anos, Ricardo Kojima está se preparando para o maior desafio de sua carreira de mesa-tenista. Ricardo, que no Aberto do Brasil Juvenil está jogando ao lado de Efraim Carvalho no torneio de equipes, está de malas prontas para um estágio na China. O brasileiro embarca para terra do tênis de mesa em dezembro.
Para o atleta, os três meses que treinará na China serão um divisor de águas na carreira.
"Vou para a China porque é onde a nata do tênis de mesa mundial está. Sei que é um desafio muito grande ficar tão longe de casa, mas sei que vai valer a pena", diz Ricardo.
Campeão Latino-Americano de 2005, ao lado de Efraim Carvalho, Guilherme Bergamini e Eric Mancini, Ricardo sabe da importância do treinamento na China.
"Quem quiser se destacar tem que viajar. Espero aprender muito com os chineses e aplicar esses ensinamentos nos torneios", explica.
Ricardo Kojima sabe que o ano de 2006 será fundamental na sua carreira de mesa-tenista. Será a última temporada como juvenil e o momento ideal para se firmar na seleção brasileira:
"Após a geração do Gustavo Tsuboi e do Cazuo Matsumoto, aconteceu um equilíbrio muito grande na categoria juvenil. Quero ter meu nome como titular e conquistar mais títulos".