Por CBTM
A organização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 foi elogiada pela ODEPA nesta terça-feira, dia 30, durante apresentação do Comitê Organizador dos Jogos - CO-RIO à Assembléia Geral da entidade, que acontece no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro. Durante duas horas, o CO-RIO apresentou um detalhado relatório de todas as áreas do evento. "A conclusão é de que há uma excelente organização. O presidente do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman, conseguiu o apoio irrestrito dos três níveis de Governo. Todas as instâncias querem colaborar, pois estão conscientes da importância do evento para o povo brasileiro", disse o uruguaio Julio Maglione, presidente da Comissão de Coordenação da ODEPA. "Foi um grande relatório. Estão todos de parabéns", afirmou o presidente da ODEPA, Mario Vazquez Raña.
A condução do informe foi feita pelo secretário-geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório. Após a exibição de vídeos que mostraram o status de cada instalação esportiva, foi feita uma apresentação por parte dos gerentes de áreas funcionais da entidade: Esportes, Relações Internacionais, Transporte, Segurança, Imprensa e Marketing. Em sua apresentação, o diretor da Olympo, a agência de marketing do COB e do CO-RIO, informou que a Golden Cross adquiriu seis das doze cotas de reservadas aos Parceiros Oficiais do RIO 2007. As outras seis cotas ainda serão comercializadas.
Esta está sendo a maior Assembléia da história da ODEPA, sendo o único evento que reunirá ao mesmo tempo toda a família pan-americana antes da competição. A apresentação do CO-RIO foi realizada para cerca de 400 pessoas, entre autoridades do Governo Federal, Estadual e Municipal, membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), membros da ODEPA, presidentes de Federações Internacionais, presidentes de Confederações Pan-americanas, presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas e representantes de Comitês Organizadores, entre outros. "Chegamos à metade do caminho para os Jogos. Estamos em dia com o cronograma e os compromissos com a ODEPA. O mais importante é o apoio dos três níveis de Governo, o que dá agilidade a todas as decisões", disse o presidente do COB e do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman.
Ao encerrar a apresentação do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman anunciou a assinatura do contrato de cessão dos direitos ao nome do Complexo do Autódromo e das instalações esportivas nele incluídas, entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o Comitê Organizador Rio 2007 e o Consórcio Rio Sport Plaza. Este contrato viabilizará o início das obras das instalações esportivas - arena multiesportiva e parque aquático - naquele complexo.