Notícia

HOYAMA É DESTAQUE NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES

Por CBTM

20/09/2007 13h51


Poços de Caldas (MG), sede das Olimpíadas Escolares 2007, receberá atletas ilustres e novos talentos do esporte brasileiro entre os dias 27 de setembro e 7 de outubro, para a primeira etapa anual da competição, de 12 a 14 anos. Tiago Camilo, atual campeão mundial de judô, medalha de ouro no Rio 2007 e prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000; o mesatenista Hugo Hoyama, ouro na disputa masculina por equipes no Rio 2007 e maior medalhista pan-americano brasileiro, com nove medalhas de ouro; Vicente Lenílson, medalha de ouro no Rio 2007 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, no revezamento 4x100m do atletismo e o nadador Leonardo Guedes, campeão mundial júnior em 2006, passarão um pouco de suas experiências aos jovens atletas em palestras, clínicas e visitas a escolas da cidade anfitriã.

 

Os cerca de 3.000 alunos de 775 escolas públicas e particulares de 24 estados terão, com a presença dos ídolos, uma inspiração a mais para competir. E esta será a maior edição das Olimpíadas Escolares até aqui. Durante 10 dias, Minas Gerais será a capital do esporte escolar brasileiro com competições em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez). Além da disputa por medalhas, os atletas e o público poderão interagir em eventos educativos e culturais durantes as Olimpíadas. A competição tem como objetivo promover a inclusão social a partir do esporte, complementar a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país, além de detectar novos talentos para o esporte brasileiro.

 

Como vem acontecendo desde 2005, o novo formato pretende reforçar a participação social durante os dias de competição. Paralelamente às disputas esportivas, além das palestras com atletas olímpicos serão organizados passeios ecológicos e realizadas apresentações de dança e folclore nacional. “Desenhamos um calendário equilibrado que visa dar o mesmo peso às competições esportivas e a um programa de eventos culturais e educacionais”, revela Edgar Hubner, Gerente Geral do Departamento de Eventos do COB e Diretor Geral das Olimpíadas Escolares.


As Olimpíadas Escolares são disputadas anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais. Chegam à disputa nacional as escolas que tiverem se classificado primeiramente na etapa municipal e, posteriormente, na estadual. Junto com as Olimpíadas Universitárias, as Olimpíadas Escolares integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país. "O evento continua crescendo a cada ano, como planejamos. A competição tem grande importância para o esporte nacional, pois promove experiências fundamentais para a evolução dos jovens. A familiarização com valores como o fair play, trabalho em grupo, responsabilidade, respeito ao meio ambiente, intercâmbio com diferentes culturas regionais, além das possibilidades com o turismo e o lazer, deixarão um grande legado”, afirma Egdar. “A cada ano aumentam o número de participantes, escolas, e de cidades que se candidatam a receber uma edição do evento”, completa.

Reformulados em 2005, quando a competição substituiu os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), o conceito e as formas de disputa das Olimpíadas Escolares ampliaram seus horizontes, dividindo-se em competições em duas faixas de idade; de 12 a 14 anos e de 15 a 17.

 

As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?