Por CBTM
A mariliense Lívia Mizobuchi (ADM-Marília) foi o grande destaque brasileiro no Campeonato Latino-americano Infantil e Mirim terminado no último domingo, 17 de abril, em Havana, capital de Cuba. A atleta foi à única da delegação brasileira que conquistou uma medalha de ouro. No infantil Lívia ficou com o título individual ao derrotar sua compatriota Karin Fukushima (Itaim Keiko Guarulhos) na grande decisão. Jogando juntas, elas ficaram com o vice-campeonato de duplas e com o bronze no evento por equipes. Karin, formando dueto com Lucas Tatani (Jundiaí Clube), ainda levou a prata nas duplas mistas.
Na classificação geral o Brasil, que disputou apenas a competição infantil, ficou na 3ª posição, logo atrás de Cuba e Chile.
O Brasil terminou a competição com 7 medalhas, sendo uma de ouro, 4 de prata e duas de bronze. Cuba ficou com o maior número de medalhas de ouro, 5 ao todo. Os chilenos levaram 4 títulos, sendo um no infantil e 3 no mirim.
- Quando ela foi, não sabíamos como seria a disputa, pois não conhecia as adversárias. O Marles (coordenador das Seleções Brasileiras) me disse que a Lívia tinha chances na chave individual. Nosso objetivo era uma vaga para o Mundial da categoria. O título foi uma ótima surpresa - disse o treinador.
Segundo Edinilson, a atleta treina de 3h à 4h por dia de segunda a sábado, ritmo que será mantido na preparação para o Mundial Infantil, onde a expectativa é estar entre as 16 melhores do Mundo.
- É difícil falar em expectativas sem conhecer as adversárias. Mas vamos tentar chegar entre as 16 melhores do mundo. Esse já seria um grande resultado - disse Edinilson.
Segundo o coordenador técnico da ADM-Marília o prof. Nelson Machado, este título tem uma participação especial do treinador da Seleção da França Michel Blondel, Maurício Kobayashi Ex-treinador da Seleção Brasileira, Expert da Federação Internacional de Tênis de Mesa (
- O Tênis de Mesa é um esporte de Alta Tecnologia de Treinamento. O intercâmbio internacional e o domínio de treinamentos técnicos, físicos, táticos e psicológicos, são de extrema importância para se atingir resultados internacionais. Graças a estes treinadores da França, Espanha, China, ao Maurício Kobayashi que foi o principal responsável pelos 4 títulos Pan-Americanos do Brasil, e a abertura que a Associação de Tênis de Mesa da Madeira em Portugal no ano passado, fazendo com que tivéssemos contatos e trocas de experiências com treinadores da China, Noruega e de outras nacionalidades, fez com que nós em Marília passássemos a dominar treinamentos para formarmos atletas de alto rendimento.
A equipe da ADM-Marília conta com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Esportes de Marília, Colégio Criativo e Bingo Central. O apoio dos pais da Lívia Mizobuchi, Dr. Roberto, de sua mãe Lígia Mizobuchi e de seu irmão Fabio Mizobuchi e da equipe técnica da ADM-Marília foram fundamentais para a conquista deste título latino-americano em Cuba.
CLASSIFICAÇÃO:
Equipes Masculinas:
1º - República Dominicana;
2º - Cuba;
3º - Brasil.
Equipes Femininas:
1º - Cuba;
2º - Colômbia;
3º - Brasil.
Duplas Masculinas:
1º - Emil Santos e Juan Antonio Vila (República Dominicana);
2º - José Barbosa e Lucas Tatani (Brasil);
3º - Michael Giraldo e Juan Restrepo (Colombia).
Duplas Femininas:
1º - Kleiny Muñoz e Heylyn Trujillo (Cuba);
2º - Karin Fukushima e Lívia Mizobuchi (Brasil);
3º - Lucia Martes e Ercilia Santos.
Duplas Mistas:
1º - Moises Campos e Heylyn Trujillo (Cuba);
2º - Lucas Tatani e Karin Fukushima (Brasil);
3º - David Pena e Kleiny Muñoz (Cuba).
Individual Masculino:
1º - Felipe Olivares (Chile);
2º - Emil Santos (Cuba);
3º - Juan Restrepo (Colombia).
Individual Feminino:
1º - Lívia Mizobuchi (Brasil);
2º - Karin Fukushima (Brasil);
3º - Heylyn Trujillo (
CLASSIFICAÇÃO GERAL:
1º - Cuba; 2º - Chile; 3º - Brasil.