Por CBTM
A segunda etapa da Copa Brasil Sul-Sudeste de Tênis de Mesa, que acontece no Clube Curitibano em Curitiba até o próximo domingo, reúne mais de 200 mesa-tenistas de 6 a 60 anos e uma das curiosidades do evento é a presença dos irmãos Ricardo e Rodrigo Kojima, que praticam a modalidade há mais de 10 anos e sempre se encontram nas disputas por medalhas.
Ambos são considerados revelações na modalidade. Rodrigo (18 anos) é o atual campeão brasileiro do Rating A e campeão brasileiro juvenil em 2004, quando fez a final com seu irmão Ricardo (16 anos) em Palmas, no Tocantins. "Lá em casa ele ganha, mas quando é pra valer geralmente levo a melhor", brinca Rodrigo, que também foi campeão individual, por equipes e dupla-mista do Campeonato Latino-americano que aconteceu na Venezuela ano passado. Enquanto que Ricardo é líder da categoria juvenil do ranking paulista, considerado o mais difícil do país.
Os dois começaram a jogar muito pequenos quando seu pai os incentivava a praticar o tênis de mesa. "Lembro que na época nosso pai pagava pra gente jogar, pois odiávamos jogar tênis de mesa, mas se não fosse pela insistência dele nós não estaríamos aqui", conta Ricardo. Os irmãos treinam cerca de 5 horas diárias durante 5 dias da semana no clube Itaim Keiko Guarulhos, além de jogarem juntos quando estão em casa. "Para ser um atleta de alto nível, ainda mais no Brasil, é preciso muito treinamento e fazer o esporte se tornar parte integrante da sua vida", completa Rodrigo.
Ricardo está disputando a categoria juvenil e o rating C na Copa Brasil, enquanto que Rodrigo disputa a categoria juventude e o Rating A. A próxima etapa da competição acontece em Betim, em Minas Gerais. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.