Por CBTM
No último dia 29 de março, a Federação Paraense de Tênis de Mesa completou 15 anos de vida. Fundada em 1990 pelo Pará Clube, Iate Clube, Paysandu Sport Club, Associação de Desporto Recreativa Bancavea e Comunitário Esporte Clube Santa Cruz, a federação possuiu cinco presidentes neste tempo.
O primeiro foi Bianor Coelho, que assim como Irealvo Brito são os dois únicos atletas que estiveram presentes na fundação da federação e atuam até hoje. Bianor esteve no comando entre 90 e 93. Augusto Ferreira assumiu em seguida mas renunciou em 1995. Em 1996, Nizomar Carneiro, atual presidente, assumiu para seu primeiro mandato. Bianor retornou em 1999, renunciando no mesmo ano. Tony Nagauchi fez o mesmo em 2002, após assumir em 2000.
Em matéria de resultados, Mauro Macedo foi eleito por unanimidade o atleta revelação do JEBS, e indicado para a disputa do Sul-Americano no Equador, em 1981. No ano seguinte, a Seleção Paraense conquistou de forma invicta o I Torneio Norte Nordeste Infanto-Juvenil. Mauro conquistou o título no individual masculino e Patrícia Amorim no feminino. Em 2004, Bianor e Irealvo foram campeões Brasileiros de Máster na Paraíba.
Em 1995, Mauro Macedo e José Salgueiro conquistaram o Campeonato Norte Nordeste Inter Clubes na categoria Sênior. Mauro ainda foi eleito o melhor atleta do torneio. Em 1999, Bianor é campeão Sul-Americano de Veteranos entre 40 a 49 anos. Em 2000, Equipe do Assembléia Paraense é campeã brasileira de Clubes, em Fortaleza. Finalmente em 2004, o jovem Thomaz César conquistou o título da categoria pré-mirim no Campeonato Brasileiro em Palmas-TO, e ainda ajudou a Seleção do Pará a levantar o título de Seleções na mesma categoria. No Brasileiro de clubes, o Clube dos Empregados da Petrobrás, comandado por Mauricio Ferreira e Wellington Pablo, conquistou o título no pré-mirim.