Por CBTM
A Argentina está na frente no quadro de medalhas dos Jogos Sul Americanos. Os argentinos têm 63 medalhas de ouro, 59 de prata e 59 de bronze totalizando
O Brasil está na terceira colocação. Apesar de ser o país com o maior número de medalhas, com 191, os brasileiros têm menos ouros do que argentinos e venezuelanos. O maior país do continente tem 62 medalhas de ouro, 65 de prata e 64 de bronze.
Na quarta colocação está a Colômbia com 54 medalhas de ouro, 44 de prata e 43 de bronze seguido pelo Chile com 20 títulos, 27, vice-campeonatos e 34 terceiras colocações.
O tênis de mesa fez uma boa campanha nos Jogos conseguindo 11 medalhas para o Brasil, sendo 3 ouros (equipes masculina e feminina, dupla masculina com Hugo Hoyama e Thiago Monteiro), 4 pratas (individual Lígia Silva e Gustavo Tsuboi, duplas Cazuo Matsumoto/Gustavo Tsuboi e duplas mistas Ligia Silva/Thiago Monteiro) e 4 bronzes (dulpas Mariany Nonaka/Ligia Silva, individual com Hugo Hoyama e Mariany Nonaka e nas duplas mistas com Hugo Hoyama/Mariany Nonaka).