Notícia

CBTM ENTEVISTA LIGIA, A N° 1 DO BRASIL NO MUNDO

Por CBTM

08/04/2005 16h28


A amazonense Lígia Santos, melhor brasileira no Ranking da ITTF, concedeu uma entrevista exclusiva para a CBTM. Lígia, que deixa bem claro a importância de não se esquecer das suas raízes, fala dos seus planos para 2005 e do sonho de disputar o Pan-Rio 2007. Confira a entrevista na íntegra.

 

CBTM: Há quanto tempo você pratica Tênis de Mesa?

 

LÍGIA SILVA: Eu pratico Tênis de Mesa desde dos 13 anos de idade, comecei na cidade de Manaus, no Amazonas, com o treinador Clovis de Souza.

 

CBTM: Como você encara o Tênis de Mesa? Como um hobby ou como uma profissão?

 

L.S.: Desde quando mudei para Santos, comecei a levar a serio. No começo da carreira no Amazonas não acreditava muito em mim.  A mudança pra Santos fez com que eu acreditasse na vida! Um dos motivos dessa mudança de atitude foi a ajuda recebida, principalmente, do Sr. Lidney, Presidente da FPTM, e o Ricardo "Bolacha" treinador. Agradeço muito a eles e a todos que me fizeram acreditar no meu potencial.

 

CBTM: Que tipo de balanço você faria do ano de 2004? Positivo, Negativo? >Por quê? >

 

L.S.: Positivo sempre. Porque ganhei o que mais desejava na minha vida, que era ganhar os Jogos Abertos, jogando, principalmente,  contra as atletas mais experientes pra mostrar meu potencial e que minhas conquistas foram obtidas por méritos próprios. Sou muito grato a elas, pois me ajudaram a evoluir no esporte, já que muitas delas foram espelhos para mim no início de carreira. Não posso esquecer da minha participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, que na minha opinião é o maior evento esportivo do mundo.

 

CBTM: Enumere suas conquistas e 2004. Medalhas, títulos, participações em >torneios internacionais (com sua colocação neles).

 

L.S.: Não lembro de todos, mais tudo que conquistei foi com muita garra e superação das minhas dificuldades. Dentre as conquistas do ano, destaco a participação nos Jogos Olímpicos, o oitavo título Brasileiro.

 

CBTM: Como foi participar das Olimpíadas de Atenas, na Grécia, representando a Seleção Brasileira? Qual foi a maior dificuldade no torneio?

 

L.S.: Participar dos Jogos Olímpicos foi muito bom, participar pela segunda vez foi melhor ainda. Já posso morrer, que já participei de tudo que um atleta quer disputar. A dificuldade na competição foi a falta de preparação, temos que nos preparar melhor e participar de mais eventos internacionais.

 

CBTM: Como está sendo feita a sua preparação para a próxima temporada?

 

L.S.: Boa, pois temos com um preparador físico, isso ajuda muito na nossa preparação, aqui no Estrela, clube que defendo, estou me dedicando mais na parte física, me recondicionando e balanceando a minha alimentação.

 

CBTM: Quais são as suas expectativas e seus planos para o ano de 2005? O que os brasileiros podem esperar de Lígia Silva?

 

L.S.: As expectativas são continuar treinando, pois deixei os treinamentos um pouco de lado em 2004. Cuidar mais da minha parte física. Tenho como objetivo continuar integrando a Seleção Brasileira. Vou lutar para defender sempre meu país, claro que algumas coisas me chateiam como o limite de idade para integrar a seleção, mas lutarei para estar entre as melhores do mundo e poder estar sempre na equipe. Também treinarei muito para disputar o Pan-Americano no Rio de Janeiro, em 2007. Será um grande evento e defender o Brasil, em uma competição realizada aqui é fantástico. Quero ir bem nas etapas da Copa Brasil e buscar pontos na ITTF! Os brasileiros podem esperar muita raça, garra, determinação, enquanto estiver defendendo as cores do Brasil

 

CBTM: Quem são os seus ídolos?

 

L.S.: Minha mãe, pois me ajudou nos momentos mais difíceis da minha vida. E todos aqueles que me fizeram acreditar no meu potencia, como os meus treinadores Clovis de Souza, Bolacha, o presidente da FPTM, Lidney Castro e o Marquinhos. Dentre os atletas gosto muito do Hugo Hoyama, do Romário e da Magic Paula. Mas acho que o mais importante de tudo é não esquecer as suas raízes, vim de uma família humilde e nunca me esqueço ou me envergonho disso.

 

CBTM: Você acha que ser líder do Ranking da categoria adulta da Região Sul-Sudeste pode aumentar sua responsabilidade de conquistas em 2005?

 

L.S.: Porque sempre tive isso na minha cabeça, lógico que por ser a primeira, sempre me cobro mais, mas nunca me incomodei com isso. Sempre treinei e faço o que eu amo: Jogar Tênis de Mesa. Além disso, tudo que é feito com amor é bem feito.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?