Por CBTM
A amazonense Lígia Santos, melhor brasileira no Ranking da ITTF, concedeu uma entrevista exclusiva para a CBTM. Lígia, que deixa bem claro a importância de não se esquecer das suas raízes, fala dos seus planos para 2005 e do sonho de disputar o Pan-Rio 2007. Confira a entrevista na íntegra.
CBTM: Há quanto tempo você pratica Tênis de Mesa?
LÍGIA SILVA: Eu pratico Tênis de Mesa desde dos 13 anos de idade, comecei na cidade de Manaus, no Amazonas, com o treinador Clovis de Souza.
CBTM: Como você encara o Tênis de Mesa? Como um hobby ou como uma profissão?
L.S.: Desde quando mudei para Santos, comecei a levar a serio. No começo da carreira no Amazonas não acreditava muito em mim. A mudança pra Santos fez com que eu acreditasse na vida! Um dos motivos dessa mudança de atitude foi a ajuda recebida, principalmente, do Sr. Lidney, Presidente da FPTM, e o Ricardo "Bolacha" treinador. Agradeço muito a eles e a todos que me fizeram acreditar no meu potencial.
CBTM: Que tipo de balanço você faria do ano de 2004? Positivo, Negativo? >Por quê? >
L.S.: Positivo sempre. Porque ganhei o que mais desejava na minha vida, que era ganhar os Jogos Abertos, jogando, principalmente, contra as atletas mais experientes pra mostrar meu potencial e que minhas conquistas foram obtidas por méritos próprios. Sou muito grato a elas, pois me ajudaram a evoluir no esporte, já que muitas delas foram espelhos para mim no início de carreira. Não posso esquecer da minha participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, que na minha opinião é o maior evento esportivo do mundo.
CBTM: Enumere suas conquistas e 2004. Medalhas, títulos, participações em >torneios internacionais (com sua colocação neles).
L.S.: Não lembro de todos, mais tudo que conquistei foi com muita garra e superação das minhas dificuldades. Dentre as conquistas do ano, destaco a participação nos Jogos Olímpicos, o oitavo título Brasileiro.
CBTM: Como foi participar das Olimpíadas de Atenas, na Grécia, representando a Seleção Brasileira? Qual foi a maior dificuldade no torneio?
L.S.: Participar dos Jogos Olímpicos foi muito bom, participar pela segunda vez foi melhor ainda. Já posso morrer, que já participei de tudo que um atleta quer disputar. A dificuldade na competição foi a falta de preparação, temos que nos preparar melhor e participar de mais eventos internacionais.
CBTM: Como está sendo feita a sua preparação para a próxima temporada?
L.S.: Boa, pois temos com um preparador físico, isso ajuda muito na nossa preparação, aqui no Estrela, clube que defendo, estou me dedicando mais na parte física, me recondicionando e balanceando a minha alimentação.
CBTM: Quais são as suas expectativas e seus planos para o ano de 2005? O que os brasileiros podem esperar de Lígia Silva?
L.S.: As expectativas são continuar treinando, pois deixei os treinamentos um pouco de lado em 2004. Cuidar mais da minha parte física. Tenho como objetivo continuar integrando a Seleção Brasileira. Vou lutar para defender sempre meu país, claro que algumas coisas me chateiam como o limite de idade para integrar a seleção, mas lutarei para estar entre as melhores do mundo e poder estar sempre na equipe. Também treinarei muito para disputar o Pan-Americano no Rio de Janeiro, em 2007. Será um grande evento e defender o Brasil, em uma competição realizada aqui é fantástico. Quero ir bem nas etapas da Copa Brasil e buscar pontos na ITTF! Os brasileiros podem esperar muita raça, garra, determinação, enquanto estiver defendendo as cores do Brasil
CBTM: Quem são os seus ídolos?
L.S.: Minha mãe, pois me ajudou nos momentos mais difíceis da minha vida. E todos aqueles que me fizeram acreditar no meu potencia, como os meus treinadores Clovis de Souza, Bolacha, o presidente da FPTM, Lidney Castro e o Marquinhos. Dentre os atletas gosto muito do Hugo Hoyama, do Romário e da Magic Paula. Mas acho que o mais importante de tudo é não esquecer as suas raízes, vim de uma família humilde e nunca me esqueço ou me envergonho disso.
CBTM: Você acha que ser líder do Ranking da categoria adulta da Região Sul-Sudeste pode aumentar sua responsabilidade de conquistas em 2005?
L.S.: Porque sempre tive isso na minha cabeça, lógico que por ser a primeira, sempre me cobro mais, mas nunca me incomodei com isso. Sempre treinei e faço o que eu amo: Jogar Tênis de Mesa. Além disso, tudo que é feito com amor é bem feito.