Por CBTM
CBTM: Qual a importância das Olimpíadas Escolares para você?
LEONOR DEMARIO: Este evento reúne crianças e adolescentes matriculados em Escolas de todo o Brasil, ou seja, é a oportunidade que há para o desenvolvimento de programas esportivos dentro das Escolas, valorizando o bom aluno e incentivando-o para a melhoria do seu nível de treinamento não só do ponto de vista do esporte, mas também do ponto de vista do estudo, do seu aprendizado como ser humano.
CBTM: O que você achou do evento?
LEONOR: O evento foi desenvolvido de maneira bastante tranqüila; a organização do COB buscou ser o mais profissional possível; a estrutura cedida pela CBTM também foi bastante reconhecida; a participação dos Estados foi bem significativa; enfim, acredito que foi um grande evento esportivo realizado em parceria.
CBTM: O que você achou do nível da arbitragem em Poços de Caldas?
LEONOR: Os árbitros das Olimpíadas Escolares (todos eles de Minas Gerais) tiveram um nível de atuação bem razoável; tivemos a participação de 10 árbitros (para nove mesas), sendo que apenas três deles já tinham tido experiência em competições de nível nacional. No primeiro dia de competição a atuação deles foi um pouco abaixo da média, mas depois eles melhoraram de modo significativo e conseguimos finalizar os jogos satisfatoriamente.
O importante a ressaltar da equipe de arbitragem foi a coesão do grupo e o progresso que foi conseguido.
CBTM: Qual foi a temática de sua palestra?
LEONOR: A minha palestra nas Olimpíadas Escolares, com a presença dos técnicos e árbitros, foi focada na importância educativa do Tênis de Mesa, ou seja, como o TM pode contribuir para o processo educacional dos seres humanos, especialmente em idade escolar. Obviamente, finalizei a palestra abordando alguns aspectos da arbitragem nacional e internacional.