Por CBTM
Junto com os campeonatos mundiais de tênis de mesa, um senhor viaja junto levando um pouco da história do esporte. Trata-se de Charles Hoey, um americano de 68 anos, que vive hoje na Suíça. "Sou um refugiado de George Bush", brinca. Hoey é o curador do ITTF Museum
A sede da instituição está em Lausanne,na Suíça e possui a maior e mais prestigiada coleção de antiguidades e memorabilia sobre tênis de mesa, que ajuda a traçar a evolução do esporte desde o início até os dias de hoje.
Em Bremen, traz um pouco do museu original, com fotos, recortes de jornais, raquetes e até um espaço reservado para exibição de vídeos.
Desde 2005, no Campeonato Mundial de Shangai, o museu percorre o mundo sempre tendo espaço destacado nas competições.
"O presidente Adham Sharara dedica atenção especial ao projeto de levar o tênis de mesa aos fãs de todo o mundo", diz Charles.
Charles também informa que o museu está aberto a doações de qualquer material relacionado ao tênis de mesa. Ele pede também para quem tiver programas de outros campeonatos mundiais entrar em contato já que alguns foram roubados dos arquivos da ITTF. "Oferecemos uma recompensa para quem nos enviar esse material", garante.
Depois de Bremen, a "turnê mundial" do museu tem parada programada para Zagreb, na Croácia, em 2007, e depois em Guangzhou e Pequim, em 2008. Para quem quiser visitar a parte interativa do projeto é só entrar em www.ittf.com/museum ou para ajudar com material pelo e-mail: museum@ittf.com.