Por CBTM
O mundo do tênis de mesa está de luto. Faleceu de câncer no pulmão nesta quinta-feira, dia 21/7, aos 47 anos, o polonês Andrzej Grubba. Maior jogador da história da Polônia, Grubba levou durante anos ao deleite as platéias que assistiram aos seus jogos. Três vezes medalhista de bronze em Mundiais: equipe (1985), duplas (1987) e simples (1989), além do título da Copa do Mundo de 1988. Grubba começou a jogar em 1969, estimulado pelo irmão. Em 1976 defendeu pela primeira vez a Polônia na Liga da Europa.
"Ele sempre manteve a forma, nunca fumou. Era uma grande pessoa e tudo isso é muito triste", disse o inglês Desmond Douglas.
Douglas também destacou o talento do polonês.
"Era impressionante. Ele podia usar qualquer uma das mãos para jogar. Nunca dava para saber como parar o ataque dele", destacou, Douglas, que também perdeu o pai para o câncer.
Grubba era casado com a jogadora de handball Lucyna e tinha dois filhos, Tomek e Maciek.
A ITTF encera o texto em seu site lamentando a morte do polonês e destacando que ele fez o tênis de mesa se tornar um esporte ótimo para se assistir e que fora um grande homem e atleta. Uma perda irreparável.