Por CBTM
O brasileiro Hugo Hoyama venceu nesta sexta-feira, dia 24/6, sua partida de estréia no XVII Brazilian Open, etapa brasileira do Circuito Internacional de Tênis de Mesa, e está classificado para as oitavas-de-final da competição, que está acontecendo na Associação Atlética Banco do Brasil (sede Lagoa), no Rio de Janeiro. Hoyama venceu por 4 sets a 0 (11-5, 11-7, 11-9 e 11-9) o português João Monteiro e enfrenta na próxima fase o sueco Jens Lundqvist. A partida será neste sábado, às 15h15min.
"Não esperava nada desse jogo. O mais importante era jogar bem, e foi o que aconteceu. Não dei chance para ele. Estive concentrado o tempo todo. Fazia tempo que não jogava tão solto e consistente. Venho fazendo há algum tempo um trabalho mais psicológico, com o que aprendi com Nuno Cobra. Faltava realmente tirar a pressão e colocar confiança e motivação. A própria comissão técnica dizia que eu precisava jogar com mais alegria.
Hoyama destacou que conhece bem o adversário da próxima fase.
"Nos enfrentamos no último US Open e ele venceu por 4 sets a 2. Em 2003, ele foi vice campeão no Aberto do Brasil. É um jogador que conheço bem", afirmou.
O mesa-tenista, dono de oito medalhas em jogos pan-americanos, destacou que gosta de atuar no Rio de Janeiro
"Jogar no Rio me faz bem. Em 2000, aqui mesmo na AABB, fui até as quartas de final. Ganhei do Jean Michael Savie e só perdi para o chinês Ma Lin", lembrou Hoyama.
Jens Lundqvist chegou às oitavas-de-final após vencer o português Tiago Apolônia por 4 sets a 1. O sueco elogiou Hoyama:
"Ele é um grande jogador e já nos enfrentamos antes. Vou fazer meu jogo e botar a pressão sobre ele".
Todos os resultados do XVII Liebherr Brazilian Open podem ser obtidos no site da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (www.cbtm.org.br)