Por CBTM
O romeno Adrian Crisan e a coreana Kim Kyung Ah foram os grandes vencedores do evento principal do XVII Liebherr Brazilian Open, etapa brasileira do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, que terminou neste domingo (dia 26/6) na Associação Atlética Banco do Brasil (sede Lagoa), no Rio de Janeiro. Crisan venceu o alemão Peter Franz por 4 sets a 1, com parciais de 11-8, 11-3, 11-7, 7-11 e 11-5. Já Kim Kyung Ah venceu a bielorussa Viktoria Pavlovich por 4 a 2 (7-11, 12-10, 8-11, 11-8,11-4 e 11-9).
Competindo pela primeira vez no Brasil, Adrian Crisan, 17º no ranking mundial, vibrou muito com a conquista do título, o primeiro de sua carreira.
"Fiquei duas semanas me preparando para essa competição e estou feliz demais com esta conquista. Estou há dez anos jogando como profissional e pela primeira vez posso comemorar um título do Circuito Mundial. Foi uma partida difícil, onde tive que ter muita concentração para poder vencer", disse Crisan, que destacou o alto nível do Aberto do Brasil:
"Não tive um jogo fácil e todos foram grandes adversários".
O alemão Peter Franz afirmou que Crisan estava num dia inspirado.
"Não tive chance nenhuma de vencer. Adrian Crisan esteve melhor em todos os momentos do jogo", reconheceu.
A final feminina foi o jogo mais longo da competição. Foi preciso 1h5min para a coreana Kim Kyung Ah superar a bielorussa Viktoria Pavlovich por 4 a 2. Numa partida onde o estilo defensivo prevaleceu, a concentração e paciência de Kim Kyung Ah acabaram sendo o diferencial. Kim eliminou na semifinal a favorita ao título, a croata Tamara Boros, sexta colocada no ranking mundial
"Entrei muito preocupada contra a Viktória e em certos momentos do jogo só venci os pontos porque usei de toda a minha concentração. Esta vitória no Aberto do Brasil vai me dar muita experiência para os demais eventos da temporada", afirmou Kim Kyung Ah, que depois do último ponto da partida ajoelho-se aos pés da mesa e, esgotada, agradeceu ao público presente no ginásio.
Ainda neste domingo serão realizadas as finais das categorias sub-21 masculino e feminino e a final de duplas. Para resultados, acesse o site da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (www.cbtm.org.br)