Por CBTM
O XVII Liebherr Brazilian Open, etapa brasileira do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, teve seu primeiro dia de disputa nesta quinta-feira, dia 23/6, na Associação Atlética Banco do Brasil (sede Lagoa), no Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, dia 24/6, acontecem as estréias dos mesa-tenistas no torneio sub-21 e de Hugo Hoyama e Ligia Silva, pré-classificados para a chave principal. Ainda sem adversários definidos, já que o qualifying desta quinta-feira ainda não foi encerrado, Hoyama joga às 18h15min, enquanto Ligia estréia na competição às 13h45min. O segundo dia de disputa do Aberto do Brasil tem início às 9h30min, com as partidas do torneio sub-21 feminino.
Hugo Hoyama e Ligia Silva aproveitaram a folga para analisar os adversários. Para Hoyama, oito vezes campeão nos jogos pan-americanos, qualquer confronto será difícil. Os principais nomes do torneio, como o belga Jean Michael Saive e a croata Tamara Boros também fazem seus primeiros jogos.
"O nível está muito alto. Assisti a alguns jogos e vi que os atletas são muito jovens e estão confiantes nas jogadas. Independente de quem eu enfrentar será uma partida muito dura. Mas estou motivado para jogar no Brasil e acredito num bom resultado", diz Hoyama.
Cazuo Matsumoto e Mariany Nonaka foram escolhidos como cabeças-de-chave no torneio sub-21, que terá o qualifying disputado na manhã desta sexta-feira, a partir das 9h30min. Para Mariany Nonaka, que esteve nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, o Aberto do Brasil é uma oportunidade de retomar o ritmo de jogo.
"Fiquei parada um tempo e gostei dos jogos que fiz hoje. Mesmo não tendo me classificado para a segunda fase do torneio principal estou feliz. A experiência que se adquire jogando contra mesa-tenistas mais fortes é o mais importante. O foco de todos os atletas jovens é o sub-21", afirma Mariany, de 17 anos.
Cazuo Matsumoto joga às 20h30min, enquanto Mariany faz sua partida às 17h30min.
Para resultados completos do XVII Liebherr Brazilian Open acesse o site da CBTM www.cbtm.org.br