Por CBTM
Começa nesta quarta-feira, em São Paulo, o 18º Aberto do Brasil. As disputas do dia serão pelo qualifying. O torneio desse ano distribuirá US$ 10 mil de premiação e acontece no Esporte Clube Sírio e vai até o próximo domingo.
A largada para chave principal será na sexta-feira. Ainda haverá os torneios de duplas e sub-21, tanto no masculino como no feminino.
Neste ano, com a proximidade do Pro Tour do Chile, que inicia na próxima semana, várias delegações estão recheadas de atletas que aproveitaram para fazer a "turnê sul americana". Entre as mais numerosas estão a coreana e a japonesa.
Para esse ano, segundo José Zipperer, Coordenador de Eventos, a chave feminina está tão ou mais forte que a do ano passado. "A principal favorita é a Tâmara Boros, da Croácia, mas vejo outras em condições de levantar o torneio, como coreana Hyun Jung Moon".
No masculino, o japonês Kaii Yoshida, o mesmo que ajudou a vencer a equipe brasileira no Mundial de Bremen, e o francês Cristophe Legout largam na frente entre as "apostas" como candidatos ao título.
Ainda há outros nomes que podem chegar longe como o eslovaco Peter Sereda; Bojan Tokic, da Eslovênia e Liu Song, argentino campeão latino americano, em Medelín, vencendo justamente o Brasil na final.
Porém, os brasileiros Thiago Monteiro - recém chegado de dois Pro Tours na Ásia - e Hugo Hoyama, únicos que estão garantidos na chave principal prometem dar trabalho e surpreender os favoritos.
"Tenho que pensar jogo a jogo. Depois do primeiro jogo, verei como estou e aí posso tentar surpreender", disse Thiago Monteiro.
Já Hugo, que pegou um resfriado nos últimos dias, garante que estará bem para a estréia. O mesatenista vê o Aberto do Brasil como uma grande oportunidade de subir no ranking da ITTF.