Por CBTM
Atletas de 12 países não sabem se chegarão a tempo em Santiago, para disputar o Aberto do Chile, a partir do dia 28 de junho. Cinqüenta e três atletas têm reserva para os dias 26 e 27 de junho, nos vôos da Varig RG 8920 (São Paulo-Santiago- 46 atletas) e RG 8753 (São Paulo-Londres-sete atletas da Hungria). A companhia não confirma nem cancela os vôos, tampouco realoca os passageiros. As equipes estrangeiras estão no país desde o começo da semana para a disputa do Aberto do Brasil, etapa do Pro Tour Mundial que está sendo realizada no Sirio Sport Club-SP, de 21 a 26 de junho
"A situação está preocupante. Já entramos em contato com o atendimento ao cliente da Varig, mas eles não nos dizem nada. Tudo o que informam é que não podem confirmar nem cancelar os vôos agora, só no dia do embarque. O que para nós é muito tarde, pois temos dezenas de atletas saindo de São Paulo para competir em Santiago. Precisamos nos precaver de qualquer problema, que pode ter um prejuízo enorme para eles", explica o coordenador do Aberto do Brasil pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), José Zipperer Jr. "Já orientamos as delegações a falar diretamente com a Varig, mas os atendentes da companhia não falam inglês. Acabamos tendo de disponibilizar uma pessoa nossa para ajudá-los no contato também", completa.
O diretor técnico da Federação Internacional de Tênis de Mesa, o austríaco Karl Jindrak, também está empenhado em tentar solucionar a questão.
"Sabemos que tem um vôo da Lufthansa às 6h50 do mesmo dia para Santiago com alguns lugares ainda disponíveis. Vamos ver o que conseguimos", comenta Jindrak.
Os mesatenistas brasileiros não estão na lista de "perigo". Isso porque, há duas semanas, a CBTM trocou os bilhetes de toda a equipe para a LAN.
Lista de países e passageiros:
26.6 - RG 8920 - São Paulo-Santiago
Alemanha - duas pessoas
Austria - uma pessoa
Bélgica - cinco pessoas
Canadá - oito pessoas
Chile - nove pessoas
Croácia - cinco pessoas
Dinamarca - quatro pessoas
Holanda - duas pessoas
Ìndia - sete pessoas
Portugal - duas pessoas
Suécia - uma pessoa
27.6 - RG 8753 - São Paulo-Londres
Hungria - sete pessoas