Por CBTM
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) possui estrutura logística e organizacional à frente de seu tempo. À moda das melhores empresas e hospitais, seus parceiros e associados têm à disposição ferramentas modernas como CBTM Web, Project Builder, Macro-Processos, Indicadores de Desempenho etc.
Esses instrumentos - utilizados em larga escala nos ramos empresarial e administrativo - asseguram os seguintes benefícios e facilidades: otimização da produtividade, organização de tarefas, planejamento e cumprimento de metas, realização do binômio produtividade X eficiência.
A seguir, leiam breve explicação sobre uma das ferramentas utilizadas pela CBTM, dada pelo Coordenador de Eventos da entidade, José Zipperer Jr.
CBTM WEB
É um projeto que foi iniciado em novembro de 2003.
O intuito do projeto é desenvolver ferramentas Web totalmente configuráveis. Estas ferramentas são:
Site - o site da CBTM hoje é muito dinâmico e pode ser mudado de forma e conteúdo de qualquer lugar onde se tenha acesso a Web.
Cadastro - O sistema de cadastro é totalmente on-line. Existe uma cadeia de autorização. Quando um associado se cadastra, as entidades as quais ele pertence tem o poder de vetar a sua inscrição. Um associado pode ser de um clube, liga ou federação, conforme o vínculo que o associado tem (atleta, técnico, dirigente esportivo, fisioterapeuta, etc...). O sistema permite que o associado imprima os boletos bancários referentes a sua filiação (TRA - Taxa de Registro Anual) e também a sua carteirinha de associado, inclusive permitindo que esta carteirinha já saia impressa com a foto que o mesmo associado insere no cadastro. Todo o sistema de transferências estaduais ou interestaduais é deflagrado pela entidade de destino do atleta. As transferências estaduais são automáticas e as interestaduais necessitam de uma autorização da pessoa responsável pelo cadastro na CBTM. Qualquer penalização (jurídica, administrativa ou financeira) que o atleta tenha sofrido e ainda esteja cumprindo será um motivo para o bloqueio das ações dele no sistema até a regularização.
Inscrições - O sistema de inscrições, também online, viabiliza uma agilidade por partes dos clubes e federações para participar de um evento. Os boletos bancários são impressos pela própria instituição. Quando o associado é confirmado no evento ele atinge o estado de Pr'-eInscrito. Após o pagamento do boleto da inscrição, ele tem o seu estado alterado para Inscrito automaticamente. Isto tudo é feito sem intervenção humana. Apenas com a integração do CBTM Web com softwares bancários.
Competições - O sistema on-line de competições foi desenvolvido para atingir todos os tipos de esportes, precisando apenas de customização específica de cada um, como tipo de sumulas, pesos, categorias, etc. Após definidas as inscrições basta que a pessoa encarregada de fazer a programação mande formar os grupos e gerar a tabela. O próprio sistema já altera as anomalias como atletas de um mesmo clube num mesmo grupo, por exemplo, liberando a impressão de relatórios (tabelas, súmulas, horários dos atletas) e atualizando automaticamente a página do evento.
Ranking/Rating - Para o tênis de mesa está disponível o sistema de Ranking e Rating que é a contagem dos pontos que os atletas fazem em cada categoria num evento. Ranking - competição por faixa etária. Rating - competição por nível técnico. Após terminado um jogo, ainda durante um evento, assim que o sistema for abastecido, a tabela é atualizada no site e os pontos ganhos ou perdidos referente àqueles jogos são contabilizados no histórico do site, que ainda traz um gráfico mostrando a evolução do atleta, desde o ano de 1992.
Estatística - O módulo de estatística encontra-se no período final de desenvolvimento e informará aos atletas números referentes a participação dele num evento, em um tipo de evento e ainda confrontos com um determinado atleta.