Por CBTM
Dia 13 de julho de 2007. Uma data das mais importantes da história do esporte no Brasil. Afinal, ela marcará o início dos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, o maior evento esportivo já realizado no Brasil desde a Copa do Mundo de
Os números do Pan serão impressionantes. A expectativa é de que em torno de 5500 atletas, de 42 países, cheguem ao Rio de Janeiro durante os 16 dias de competições, igualando o recorde de participações alcançado nos Jogos de Santo Domingo, em 2003. Nestes 16 dias, 28 modalidades esportivas estarão em disputa e o Brasil, como país-anfitrião, terá competidores em todas elas, aumentando as chances de melhorar o seu desempenho geral em relação a Santo Domingo, quando ficou em quarto lugar, atrás de Canadá, Cuba e Estados Unidos.
Grande estrela da Copa do Mundo de 1950, o estádio do Maracanã será o palco da abertura dos Jogos no dia 13 de julho. Neste mesmo dia, a luta por uma medalha pan-americana já terá início no handebol feminino, que será disputado no Maracanãzinho. No dia 29 de julho, a grande festa do esporte no continente chegará ao fim, com o Maracanã voltando a ser o palco, desta vez, para a cerimônia de encerramento.
Uma das maiores estrelas da competição garantiu vaga na Super Seletiva, que indicou dois dos seis representantes do tênis de mesa no torneio. Hugo Hoyama, de 37 anos, participará pela quinta vez da competição e pode se tornar o maior medalhista de ouro do Brasil na história da competição.
Hugo está empatado com o nadador Gustavo Borges, com 8 medalhas de ouro.
Fonte: Globoesporte.com