Notícia

BATE-BOLA COM CÉSAR MAIA

Por CBTM

31/07/2007 14h44


O dia seguinte do encerramento dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 foi marcado por balanços das autoridades sobre o evento. Após as análises de Carlos Arthur Nuzman, Presidente do CO-Rio foi a vez do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, dar o seu parecer sobre a competição.

Na última segunda-feira, em reunião no Planetário, o político encontrou o seu secretariado para conversar sobre o Pan. Segundo ele, nunca existiu dúvida de que o Pan do Rio seria um grande sucesso. Também disse que os Jogos pertecem ao passado e que é preciso incorporá-los como uma experiência.

 Jogos Pan-Americanos Rio 2007

"Para mim, foi tudo magnificamente bem. Foi além das expectativas. Quando o presidente da Odepa diz que temos condições de sediar as Olimpíadas e que foi o melhor Pan da História, não preciso dizer mais nada."

O Pan não tem dono

"Em dezembro de 2006, passamos por uma situação complicada. Cinicamente, o Ministro do Esporte se apropriou dos Jogos. O Pan é do esporte brasileiro, não tem dono. Muita gente rasgou dinheiro com isso."

O Pan é do Rio, não do Brasil

"Um abuso quando começaram com a história de que o Pan é do Brasil. Tivemos que desconstituir essa imagem, pois o Pan é do Rio. Criamos comunidades no orkut, colocamos as escolas de samba para desfilar com uma bandeira com a mensagem "O Pan é do Rio", fizemos cartazes, enfim, várias ações. Minha vitória pessoal foi ver na TV, durante o Pan, que a marca do Pan do Brasil tinha sumido."

Cidade do Rock

"Quando vem a crítica do beisebol, não procede para nós. Fizemos tudo o que os dois técnicos cubanos, os mais interessados que a instalação funcionasse, mandaram. Se o terreno era bom ou não, eles deveriam saber. Foi tudo feito rigorosamente como eles exigiram."

O que deu certo

"Junto com as empreiteiras, construímos equipamentos de primeiríssimo mundo. O Engenhão, por exemplo, fez o atletismo ser popularizado. Também, acredito que formamos platéia. A educação esportiva é feita durante a própria competição e o Pan contribuiu."

Vaias

"Saí da medalha de ouro para a de prata. No encerramento recebi uma vaia, que acabei ficando com a prata. Mas eles estão certos, pois é a única forma de expressar a sua vontade. O que mais a massa pode fazer? Vaiar! Eles não aguentam mais os políticos. O Cabral me perguntou antes de chegarmos no Maracanã: "Vai ter vaia?", e eu disse "Claro". A vaia não era para a gente, mas sim para a nossa categoria. O castigo maior foi que levaram voluntários lá para dentro para amenizar. Mas não deu. Foi uma vaia cívica."

Parapan

"A hierarquia do Parapan é maior que o Pan. Ele é ligado diretamente com o COI, não tem Odepa. Temos que participar do Parapan com mais entusiasmo. O evento será nas instalações da Prefeitura. É preciso dar máxima atenção e participação, como mobilizar escolas e centros. Eu vou todos os dias na competição."

Licitação

"Quarta-feira sai a licitação do Engenhão. Na Arena, pedimos um preço salgado. Os interessados estão discutindo. Se não tiver licitante, não licito mais. Vou assumi-la. Já o Parque Aquático e o Velódromo, serão gestões nossas."

Olimpíadas 2016

"Já formamos a Secretaria Especial 2016, que é comandada pelo Ruy César. No dia 1º de outubro, temos que fazer o pagamento de U$150 mil. Em janeiro, vamos entregar o questionário. Se passarmos, pagaremos U$500 mil. Depois sai o resultado. Bom, vamos com tudo. Estamos competindo com Chicago. Estados Unidos é Estados Unidos, mas nós já vencemos a terra do presidente."

Próximos eventos

"Nós já temos algumas competições fechadas. O Mundial de Nado Sincronizado, de Judô, Badminton, Futsal, entre outros. Tudo nas instalações da Prefeitura. Temos também o futebol em 2014. Vai ser no Maracanã, mas engloba toda a cidade do Rio de Janeiro." 

 Planos do prefeito

"Estou convidando o Hugo Hoyama para ser nosso coordenador. Quero implementar tênis de mesa, badminton e levantamento de peso em mil escolas e centros. Também pretendo fazer uma imersão com a Bárbara Leôncio e a Rosângela Oliveira (medalhistas no Mundial de Menores) nos Estados Unidos. O Dom Mario (Vasquez Raña, presidente da Odepa) disse que paga. Agora, vamos trabalhar isso com o COB."

Fonte: Globoesporte.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?