Por CBTM
Os principais mesa-tenistas que estarão participando do XVII Liebherr Brazilian Open, etapa brasileira do Circuito Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa, de 23 a 26 de junho, começam a chegar nesta quarta-feira ao Rio de Janeiro, local do evento. Nomes de peso do esporte como o belga Jean Michael Saive, 10º colocado no ranking mundial, e a croata Tamara Boros, 6ª da lista estão confirmados na competição. O XVII Liebherr Brazilian Open será realizado na Associação Atlética Banco do Brasil, sede Lagoa. Nesta quarta-feira, dia 22/6, acontece o treino oficial com os atletas, às 14h.
Medalha de prata no Aberto da Croácia Sub-21, o brasileiro Cazuo Matsumoto, uma das estrelas da nova geração do tênis de mesa nacional, espera ter uma boa atuação diante da torcida verde-amarela.
"É tão difícil a gente atuar num campeonato com tantos atletas renomados no Brasil que a expectativa é grande para uma boa atuação. Estou bem treinado e espero ajudar a seleção a conseguir um bom resultado", diz Cazuo, que em 2004 foi medalha de bronze no Aberto do Brasil.
Dono de oito medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, o experiente Hugo Hoyama fez um tratamento intensivo para curar uma tendinite no joelho direito e garante que está recuperado para a disputa do XVII Liebherr Brazilian Open.
"Estou treinando firme e muito motivado. Depois dos Jogos Olímpicos de Atenas eu dei uma parada nos torneios e, praticamente, voltei a competir no Mundial deste ano, na China. Infelizmente não fui bem e espero ter fazer uma boa participação no Aberto do Brasil", diz Hoyama, de 36 anos.
Outro veterano do tênis de mesa é o grande nome da competição no masculino. O belga Jean Michael Saive, de 35 anos, vice-campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa em 1994 e semifinalista nas edições de 1889/91/96/2000 e 2003. Em 1994, Saive também se consagrou campeão europeu.
Com um estilo de jogo ofensivo, a croata Tamara Boros, campeã da Europa em 2005, 2003 e 2002, Tamara, de 26 anos é um dos destaques do torneio feminino. Entre as brasileiras, Lígia Silva, representante do tênis de mesa brasileiro nos Jogos Olímpicos de Sydney e Atenas, é a melhor atleta no ranking internacional: 246º lugar.