Por CBTM
O Brasil será, durante os dias 23 e 26 de junho, a capital mundial do tênis de mesa. O XVII Liebherr Brazilian Open, etapa brasileira do Circuito Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa, será disputado no Rio de Janeiro, na sede da Lagoa da Associação Atlética Banco do Brasil, com a presença das maiores feras do esporte da "bolinha". Nomes de peso como o belga Jean Michael Saive, 10º colocado no ranking mundial, e a croata Tamara Boros, 6ª da lista estão confirmados na competição. O esporte, que tem 13 milhões de praticantes no Brasil, tem como ídolo maior o experiente Hugo Hoyama.
Dono de oito medalhas de ouro em jogos pan-americanos, Hoyama está motivado para a competição.
"Depois dos Jogos Olímpicos de Atenas eu dei uma parada nos torneios e, praticamente, voltei a competir no Mundial deste ano, na China. Infelizmente não fui bem e espero ter fazer uma boa participação no Aberto do Brasil", diz Hoyama, de 36 anos.
Além das disputas na categoria adulto, acontecerá o torneio envolvendo mesa-tenistas de até 21 anos. E o Brasil aposta na nova geração para ter sucesso no torneio.
"Nossa expectativa é de conseguir um bom resultado com a garotada do sub-21. É nessa categoria onde o Brasil tem mais possibilidade de boas colocações. No evento principal, sem limite de idade, esperamos que pelo menos dois dos nossos atletas possam ficar entre os 32 mais bem colocados", explica o treinador da seleção brasileira Marles Martins.
Aos 19 anos, o paulista Cazuo Matsumoto é um dos grandes nomes no Liebherr Brazilian Open no sub-21. Após duas temporadas na Europa, o jovem jogador sabe da responsabilidade que o espera na competição.
"Sei que o investimento na nova geração vem sendo feito e que existe a expectativa de um bom resultado no sub-21. Estou tranqüilo e esse período de quatro meses de treinos intensivos na França me deram muita confiança. Quero fazer o melhor diante da torcida brasileira, seria um sonho vencer em casa", diz Cazuo.
A 17ª edição da etapa brasileira do Circuito Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa terá U$ 100 mil em premiação. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa estará utilizando no Liebherr Brazilian Open uma tecnologia pioneira no mundo. Pela primeira vez será possível acompanhar pela internet os jogos do Aberto. Os árbitros terão palm tops e atualizarão o resultado no placar e ao mesmo tempo no site da CBTM (www.cbtm.org.br).