Por CBTM
Líder do Ranking adulto de Pernambuco e do Mirim da Região Nordeste, o jovem Paulo Rocha, de apenas 13 anos, foi uma das grandes revelações de 2004. Paulinho, como é conhecido, conquistou nada menos do que seis títulos na última temporada, incluindo o Brasileiro Mirim em Palmas-TO. Confira a entrevista que fizemos com o mesa-tenista.
PAULO ROCHA: Há 3 anos e 3 meses
P.R.: Como uma profissão
P.R.: Muito positivo, pois esse ano eu consegui alcançar meus objetivos de curto prazo que eram conquistar o campeonato brasileiro mirim e o campeonato pernambucano adulto.
P.R.: Campeão Brasileiro mirim; campeão brasileiro rating E; Campeão Pernambucano Mirim; Campeão Pernambucano Infantil; Campeão Pernambucano adulto; Campeão das Copas Brasil Mirim (RN,MG); Vice-Campeão mirim da Copa Brasil Recife; 3º lugar no Campeonato Sul-Americano infantil por equipes, no Chile.
P.R.: Em 2005 vou continuar treinando em Recife com meu técnico Rogerio Marchioretto. Treinando firme, 4 horas por dia, com preparação física também. E enquanto não acabam as férias irei treinar dois períodos.
P.R.: Minhas expectativas, são ganhar o Campeonato Brasileiro infantil, me manter em primeiro do ranking de Pernambuco, e conseguir ir para os Campeonatos Internacionais. Esses são meus planos. Conseguir ganhar esses torneios eu sei que não será nada fácil, mas vou persistir e treinar muito para chegar lá. Eu não posso prometer que vou ganhar nada, mais eu garanto a todos que eu irei treinar muito e com muita garra, para que esse ano seja igual ou melhor que 2004.
P.R.: Meus ídolos são Ayrton Senna e o grande mesa-tenista Waldner.
P.R.: Sim, mas vou me esforçar ao máximo para não ficar com essa responsabilidade, pois tenho certeza que ela atrapalha muita gente. Em 2004 eu estava com muita responsabilidade, me cobrando muito, e com isso eu acabava não indo bem nos torneios. Mas quando eu fui para a Copa Brasil em Betim-MG, eu consegui superar essa responsabilidade e a partir daí eu comecei a jogar bem melhor nos torneios.
P.R.: Nossa, eu estou muito contente, sem palavras. Eu vou treinar muito porque um dos meus sonhos é integrar a seleção brasileira, e ele me acompanhando eu tenho certeza que será muito bom para meu desenvolvimento no Tênis de Mesa. Quero ser um atleta de alto nível, e para isso preciso treinar com determinação, além de ter um bom acompanhamento técnico para melhorar meus movimentos e eu agora eu vou ter, além do meu técnico Rogerio, o Marles me acompanhando.