Por CBTM
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) prepara uma homenagem especial para todos os 1.467 atletas e ex-atletas brasileiros que conquistaram medalhas na história dos Jogos Pan-americanos. Serão homenageados os medalhistas desde a primeira edição da competição,
As homenagens serão realizadas na Praça das Medalhas que será montada em Copacabana para as cerimônias de entrega de medalhas dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Cada atleta e ex-atleta homenageado receberá uma medalha ou diploma.
"Nada mais justo do que homenagear durante o Rio 2007, com a presença da torcida brasileira, as personalidades que fizeram a história da participação brasileira
Em toda a história dos Jogos Pan-americanos, o Brasil conquistou 766 medalhas nas 14 edições da competição realizadas até hoje. A modalidade com mais medalhas pan-americanas é o atletismo, com 114 medalhas, seguida da natação, com 110, e judô, com 85. O maior medalhista brasileiro é o ex-nadador Gustavo Borges, com um total de 19 medalhas, sendo oito de ouro, oito de prata e três de bronze.
O tênis de mesa foi incluído nos Jogos Pan Americanos na edição de Caracas, Venezuela em 1983. Desde lá, o esporte ganhou 25 medalhas, sendo 10 de ouro, 6 de prata e 9 de bronze. O maior medalhista do esporte é Cláudio Kano com 12 medalhas (7 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze). Já o maior vencedor do esporte é Hugo Hoyama, com 8 medalhas de ouro.
Serão 15 mesa-tenistas do esporte homenageados: Aristides França do Nascimento (1 ouro), Ricardo Inokuchi (2 ouros e 1 prata), Sandra Noda (1 bronze), Carlos Kawai (1 ouro e 3 bronzes), Edson Takahashi (1 ouro), Mônica Dori (1 bronze), Silney Yuta (2 ouros e 1 bronze), Lívia Kosaca (1 bronze), Eugênia Ferreira (1 bronze), Lyanne Kosaka (1 bronze), Lígia Silva (1 bronze), Thiago Monteiro (1 ouro, 1 prata e 1 bronze), Bruno Anjos (1 prata), Gustavo Tsuboi (1 prata), Claudio Kano (7 ouros, 3 pratas e 2 bronzes) e Hugo Hoyama (8 ouros, 1 prata e 3 bronzes).
Fonte: COB