Notícia

HOMENAGEM A ATLETAS E EX-ATLETAS BRASILEIROS MEDALHISTAS EM PANS

Por CBTM

14/05/2007 14h58


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) prepara uma homenagem especial para todos os 1.467 atletas e ex-atletas brasileiros que conquistaram medalhas na história dos Jogos Pan-americanos. Serão homenageados os medalhistas desde a primeira edição da competição, em Buenos Aires, no ano de 1951, até a última edição dos Jogos, em Santo Domingo, em 2003. Atletas como João Havelange, Maria Esther Bueno, Carlos Alberto Torres, Acelino Popó Freitas, Bernardinho, Aurélio Miguel, Hugo Hoyama, Gustavo Borges, Daiane dos Santos, entre tantos outros, receberão a homenagem durante a realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

 

As homenagens serão realizadas na Praça das Medalhas que será montada em Copacabana para as cerimônias de entrega de medalhas dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Cada atleta e ex-atleta homenageado receberá uma medalha ou diploma.

 

"Nada mais justo do que homenagear durante o Rio 2007, com a presença da torcida brasileira, as personalidades que fizeram a história da participação brasileira em Jogos Pan-americanos. Tenho certeza de que a população se emocionará junto com nossos medalhistas", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.

 

Em toda a história dos Jogos Pan-americanos, o Brasil conquistou 766 medalhas nas 14 edições da competição realizadas até hoje. A modalidade com mais medalhas pan-americanas é o atletismo, com 114 medalhas, seguida da natação, com 110, e judô, com 85. O maior medalhista brasileiro é o ex-nadador Gustavo Borges, com um total de 19 medalhas, sendo oito de ouro, oito de prata e três de bronze.

 

O tênis de mesa foi incluído nos Jogos Pan Americanos na edição de Caracas, Venezuela em 1983. Desde lá, o esporte ganhou 25 medalhas, sendo 10 de ouro, 6 de prata e 9 de bronze. O maior medalhista do esporte é Cláudio Kano com 12 medalhas (7 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze). Já o maior vencedor do esporte é Hugo Hoyama, com 8 medalhas de ouro.

 

Serão 15 mesa-tenistas do esporte homenageados: Aristides França do Nascimento (1 ouro), Ricardo Inokuchi (2 ouros e 1 prata), Sandra Noda (1 bronze), Carlos Kawai (1 ouro e 3 bronzes), Edson Takahashi (1 ouro), Mônica Dori (1 bronze), Silney Yuta (2 ouros e 1 bronze), Lívia Kosaca (1 bronze), Eugênia Ferreira (1 bronze), Lyanne Kosaka (1 bronze), Lígia Silva (1 bronze), Thiago Monteiro (1 ouro, 1 prata e 1 bronze), Bruno Anjos (1 prata), Gustavo Tsuboi (1 prata), Claudio Kano (7 ouros, 3 pratas e 2 bronzes) e Hugo Hoyama (8 ouros, 1 prata e 3 bronzes).

 

Fonte: COB

 

 

           

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?