Notícia

CONHEÇA O COORDENADOR TÉCNICO DA SELEÇÃO

Por CBTM

26/10/2005 17h07


 

CBTM: Quando você começou a jogar?

 

Wei: Desde os seis anos comecei a treinar tênis de mesa na China. Aos sete, comecei a treinar profissionalmente. Lá, já fui Campeão Nacional, e trabalho com o esporte há 47 anos.

 

CBTM: Quando começou a treinar a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa?

 

Wei: Desde 1994.  

 

CBTM: Como foi a vinda para o Brasil?

 

Wei: Naquele tempo, eu trabalhava como técnico no Japão, e o presidente da Confederação Japonesa, o Sr. Yaoita, pediu que eu viesse para o Brasil e trabalhasse com o tênis de mesa brasileiro. Eu trabalhei a vida inteira pelo esporte, e por isso, mesmo com a distância entre Brasil e China , eu resolvi vir para cá. Acho que o Brasil é um lugar muito bom para trabalhar com o tênis de mesa, porque temos muita base. Quando eu era pequeno, já conhecia o jogador brasileiro Biriba - ele e muito famoso na China, pois já ganhou do Campeão Mundial Chinês.

 

CBTM: E a sua família, veio junto?

 

Wei: A minha familía está no Brasil. Só a minha filha mais velha que voltou à China, para estudar piano profissional. Quando ela estava aqui, foi campeã nacional de sua categoria. Minha filha do meio mora no Brasil e também estuda piano. Já meu filho caçula gosta muito de tênis de mesa. Ele tem 10 anos e já está começando a treinar no Itaim Keiko, onde os técnicos e atletas o ajudam muito.

 

CBTM: Teve alguma dificuldade quando chegou? O que você acha que precisa melhorar no Tênis de Mesa nacional?

 

Wei: Eu não tive muitas dificuldades ao chegar aqui. Na minha profissão de técnico, eu trouxe muitas teorias de China. E isso me trouxe facilidades, porque no Brasil temos muitas chances. Penso que se nos juntássemos - Confederação, Federações, clubes, familías, atletas, técnicos ,diretores - conseguiríamos melhorar nossa atuação. E ao mesmo tempo, precisamos elevar o nível dos técnicos, elevar a teoria e a prática desses profissionais , e assim, estimular mais e mais pessoas para a prática deste esporte. Na China , cada escola ,cada empresa, cada parque, têm seus próprios lugares reservados para o tênis de mesa.

 

CBTM: Quantas vezes você já foi campeão?

 

Wei: Na China, o meu time era de militares, o maior e mais forte time da China. Dentro tinha Wang Tao , Wang Hao, Li Zhen Si, Ma Lin , Tong Ling, que são todos campeões mundiais. Naquela época, eu também era forte no time. No Brasil , já levei a seleção para participar de muitos campeonatos: Mundiais, Pan Ameriacanos, Latino-Americanos,... e ganhamos muitas medalhas de ouro. Eu mesmo já fui o Campeão dos Veteranos, no Latino-Americano de 2005.

 

 

CBTM: Cite algum momento inesquecível?

 

Wei: Nunca vou esquecer o ano de 1996, quando levei o atleta Hugo Hoyama para as Olimpiadas de Atlanta. Ele ganhou do Campeão Mundial Individual, o Persson. Esse sempre foi um dos meus grandes sonhos: ganhar de atletas de alto nivel.

 

CBTM: Quais seus futuros objetivos?

 

Wei: Uns dos meus grandes sonhos é o Pan Americano de 2007. Mesmo com muitas dificuldades pela nossa frente - a maioria dos países possui jogadores chineses - mas tenho muita confiança em ganhar esta batalha. Falo isso com a experiência de quem já foi um atleta de alto nível da China. É esta arma que usarei para ganhar. Se eu continuar atuando como técnico, gostaria de participar das Olimpíadas de 2008 na China. É uma forma de aumentar o nosso intercâmbio com a China e com o Mundo, e, assim, aprender mais. Por isso, precisamos aprender com vontade... para chegarmos ao alto padrão mundial.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?