Por CBTM
A equipe brasileira de tênis de mesa estreia nesta sexta-feira (dia 10/11) nos Jogos Sul-Americanos, que acontecem
Na ultima edição dos Jogos, realizada em 2002 no Brasil, o tênis de mesa conquistou um grande resultado. Das 27 medalhas em disputa naquele ano os mesatenistas brasileiros conquistaram 19, seis delas de ouro. O país foi representado na competição pela seleção sub-21.
"Este torneio é muito importante para nós, pois é a Olimpíada da América do Sul. Eu participei em 1994 e conquistei quatro medalhas de ouro. Não joguei em 98 e em 2002. Estou confiante para lutar pelas medalhas nessa competição e meu principal desafio na categoria individual é enfrentar os próprios brasileiros e o Liu Song, da Argentina ", diz Hugo Hoyama, recordista de medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos.
Para Cazuo Matsumoto, campeão no ultimo fim de semana na etapa russa do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, os Jogos Sul-Americanos são fundamentais para o tênis de mesa brasileiro.
"Nos jogos Sul-Americanos a expectativa é sempre de tentar a vitória. Este ano acho que vai ser um pouco mais difícil. Argentina e Chile estão muito fortes, mas vamos fazer o possível para ganhar.", disse Cazuo.
O técnico da equipe brasileira, Wei Jianren, também acredita num bom desempenho do Brasil nos Jogos Sul-Americanos:
"A nossa expectativa é manter a hegemonia sul-americana. Teremos a chance de medir forças com o argentino Liu Song, hoje nosso principal adversário no continente, e acredito num bom resultado. Esperamos repetir a boa campanha de
Além do tênis de mesa, o programa dos Jogos Sul-americanos 2006 é composto por mais 26 esportes e o Brasil só não estará presente em dois deles: bocha e handebol. O Brasil participará dos Jogos Sul-americanos 2006 com 416 atletas.
Os Jogos Sul-Americanos formam a maior competição da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR), entidade fundada em 1976 e composta por países da América do Sul, mas também por outros da América Central e Caribe. Ao todos, 15 países integram a Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR) e disputam os Jogos Sul-americanos: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.