Foto: Fotojump/CBTM
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa apresentou, nesta quarta-feira (18), a nova comissão técnica das Seleções Olímpicas. A equipe inicia os trabalhos dando sequência ao ciclo rumo aos Jogos de Los Angeles 2028.
A nova comissão conta com profissionais experientes no cenário nacional e internacional, com atuação consolidada em clubes formadores no Brasil.
Seleções Sub-11 e Sub-13
Luana Cristina Ivo assume como treinadora da Seleção Feminina Sub-11 e Sub-13. Formada em Educação Física, com pós-graduação em Treinamento Esportivo e Fisiologia do Exercício, é treinadora certificada pela UNITM/CBTM. Atualmente, desenvolve trabalho na formação de jovens atletas no SESI Taubaté.
No masculino, a Seleção Sub-11 e Sub-13 será comandada por Guilherme Henrique Miller Gomes. Formado em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), com pós-graduação em Psicomotricidade e mestrando em Atividade Física e Saúde, também é certificado pela UNITM/CBTM. Guilherme possui mais de 20 anos de atuação na modalidade e trabalha na ATMBLU e na APESBLU, acumulando experiência como atleta, professor e treinador em competições nacionais e internacionais.
Seleções Sub-15 e Sub-19
Dando sequência ao trabalho iniciado em 2025, as categorias femininas Sub-15 e Sub-19 estarão sob responsabilidade de Daniela Bassi, profissional formada em Educação Física, certificada pela UNITM/CBTM e atuante na Associação Jauense de Tênis de Mesa, em parceria com a Prefeitura de Jaú.
Com trajetória ligada ao esporte desde a infância, Daniela entrou para a história da modalidade ao se tornar a primeira mulher a dirigir uma equipe adulta no Campeonato Sul-Americano, em 2025.
O comando da Seleção Masculina Sub-15 e Sub-19 ficará com Arnaldo Bispo Santos Jr., que passa a integrar oficialmente a nova comissão técnica nesta etapa estratégica de transição entre base e alto rendimento. Formado em Educação Física e certificado pela UNITM/CBTM, Arnaldo possui mais de 36 anos de experiência na modalidade. Atualmente, atua no Esporte Clube Praia Grande, uma das referências da modalidade no litoral paulista.
Seleções Adultas
No feminino adulto, o treinador será Bruno Costa, graduado em Educação Física e certificado pela UNITM/CBTM, da iniciação ao alto rendimento. Atua na AJTM Joinville e possui ampla experiência nas seleções brasileiras de base, tornando-se o primeiro treinador brasileiro a conquistar medalhas em Campeonatos Mundiais, em 2024. Nos últimos anos, Bruno foi um dos líderes do Programa Rota Olímpica, contribuindo diretamente para os excelentes resultados alcançados.
Já na Seleção Masculina Adulta, o treinador será Fernando Yukio Shigetomi. Referência na formação de atletas, Shigetomi é formado em Educação Física e possui certificações UNITM/CBTM. Atualmente, atua no TMSA Santo André e integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira de Base em 2023 e 2024, período em que dirigiu parte dos atletas que hoje compõem a seleção adulta.